Fale conosco 133

Dias melhores virão, creia

Frequento uma casa racionalista cristã às segundas, quartas e sextas-feiras; faço as irradiações; ouço a Rádio A Razão, e isso me ajuda, sinto-me bem nessa Casa e adoro estudar esta Filosofia, que me faz tão bem. Muita coisa mudou na minha vida, o modo de pensar e de agir. Neste preciso momento sinto-me um pouco triste porque perdi o emprego, agora não sei o que faço nesta conjuntura difícil, mercado saturado. Minha família dependia muito de mim, e agora estou triste, sem trabalho, não sei como faço para sustentá-la até encontrar novo emprego. Não tenho economias, porque o dinheiro que ganhava não dava para guardar muito.

Tem outra questão: não sei por que as pessoas me odeiam tanto, muita gente não gosta de mim, sempre me apunhalam pelas costas, e eu fico triste porque não faço mal a ninguém. Sempre há alguém que me quer mal, desejando a minha infelicidade. Gostaria que vocês me ajudassem, me aconselhassem  a fazer o que é melhor.

Resposta: Prezada, quando se deseja algo de correto, de proveitoso, coerente com as nossas possibilidades, deve-se ter persistência, coragem e determinação para alcançar os objetivos planejados. Algumas pessoas trilham caminhos mais fáceis, outras percorrem caminhos mais difíceis, mas todas conseguem o que almejam, quando mantêm a vontade forte e os pensamentos firmes e otimistas.

Elimine da sua mente qualquer pensamento negativo ou pessimista, para não se prejudicar e não tornar o seu caminho mais difícil e espinhoso.

Entenda que o sucesso ou o fracasso depende das decisões que tomamos no dia a dia, e por isso devemos refletir muito perante nossas escolhas.

Afaste da sua mente esse pensamento de que todos a odeiam, pois isto lhe é muito prejudicial. Tenha bons sentimentos por qualquer pessoa, não desejando mal a ninguém. Você será feliz ou infeliz, de acordo com a maneira que usar o seu livre-arbítrio, independentemente do modo de pensar dos outros.

Mantenha a calma, a paciência, a perseverança e a vontade inabalável de reverter essa situação, procurando analisar, com equilíbrio e tranquilidade, o momento presente e empenhando-se bravamente na busca de novo emprego.

Erga a cabeça, mantenha o entusiasmo e a esperança por dias melhores, confie em si e nas Forças Superiores, cumpra a disciplina recomendada pela filosofia racionalista cristã, principalmente a prática diária da limpeza psíquica no lar e o saudável hábito da leitura das obras racionalistas cristãs, e continue a frequentar as reuniões públicas em uma de nossas Casas.

Esperamos que você consiga superar as suas dificuldades e possa ter a devida paz interior para prosseguir no seu esclarecimento espiritual, tão importante para todo ser humano.

Tire da mente as ideias derrotistas

Meus pais se separaram e cada um formou sua família. Cresci com a minha avó até os 12 anos, e desde então venho batalhando, superando todas as vicissitudes. Não consegui constituir minha própria família. Gostaria de saber se essa escolha foi feita no mundo estágio e se é possível concluir as quatro fases da vida.

Resposta: Prezada, em seu mundo de estágio, o espírito realmente escolhe a família em que vai encarnar, mas não tem como influir no livre-arbítrio das demais pessoas. Felizmente a sua avó cuidou de você e lhe deu condições de prosseguir na sua jornada. Mas agora cabe a você direcionar a sua vida, com coragem, determinação e perseverança, procurando manter os pensamentos firmes, positivos e otimistas, porque esta é a única maneira de se sentir melhor, sentir-se útil a si e aos seus entes queridos.

Tire da sua mente essas ideias derrotistas e entenda que o espírito vem à Terra para superar todas as suas adversidades, e se procede com inteligência, raciocínio e vontade forte, certamente irá vencer e perceber o quanto é importante lançar mão das suas faculdades e dos seus atributos espirituais para alcançar o devido esclarecimento espiritual e cumprir o compromisso que assumiu consigo mesmo, em seu mundo próprio, de aproveitar a estada neste planeta-escola para evoluir.

Se você ainda não teve a oportunidade de constituir uma família, é porque não surgiu o momento certo, e isto acontece com muitas pessoas. Mantenha-se esperançosa e continue no seu caminho evolutivo, com calma e paciência, sabendo esperar a sua vez.

É obrigação do espírito preservar o seu corpo físico, para alcançar longevidade e chegar à velhice, lúcido e em condições de passar toda a sua experiência para os mais jovens, numa dinâmica que consiste em aprender e ensinar, que atinge todos os seres humanos. Todos sempre terão o que transmitir aos seus semelhantes, assim como sempre terão o que aprender, não importa a idade que tenham.

Portanto, tudo depende de você, da maneira como utiliza o seu livre-arbítrio, da maneira como deseja conduzir a sua vida. Decisões corretas e sensatas, rumo ao esclarecimento espiritual, redundarão em boa assistência astral; medo, insegurança e pessimismo, conduzem a dores e sofrimentos, com a consequente má assistência astral.

Pratique diariamente, no lar, a limpeza psíquica, nos horários recomendados; habitue-se a ler as obras editadas por esta Doutrina; e frequente as reuniões públicas em uma casa racionalista cristã. Ao assimilar e pôr em prática a disciplina e os princípios divulgados por esta Doutrina, você terá escolhido o caminho certo, o caminho espiritual.

Meios para normalização psíquica

Gostaria de saber mais sobre essa doutrina e da ajuda de vocês para tratar minha avó. Ela está abalada espiritualmente. Durante anos frequentou o candomblé e desde que largou aparecem coisas aqui em casa.

Resposta: Prezada, o Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que prioriza o raciocínio e a vibração de pensamentos sempre a favor do bem. A divulgação de seus ensinamentos é feita através das casas racionalistas cristãs em todo o mundo e tem por objetivo esclarecer sobre quem somos, o que estamos fazendo aqui neste planeta, para onde iremos quando deixarmos os nossos corpos físicos.

Respondendo a essas perguntas: Somos espíritos encarnados de posse de um corpo físico que se renova a cada encarnação para continuamente processar a nossa evolução neste planeta-escola e retornarmos ao nosso mundo de estágio depois de cumprida mais uma etapa de aprendizado.

Muitos espíritos, após a desencarnação, permanecem presos à atmosfera fluídica da Terra por desconhecerem sua constituição astral e física Força e Matéria, ou seja, espírito e corpo físico , interferindo na vida dos encarnados que os atraem pelos pensamentos mal vibrados, sendo vítimas de desequilíbrio psíquico.

Nas reuniões de limpeza psíquica e esclarecimento espiritual em uma casa racionalista cristã e com a mesma prática efetuada no lar, esses espíritos são afastados e conduzidos aos seus mundos de estágio. Cabe à pessoa assediada estabelecer o enfrentamento com coragem, promovendo a disciplina de pensamentos e ações para não mais ser importunada.

A frequência assídua a uma casa racionalista cristã é importante para restabelecer a normalização psíquica que, como dissemos, dependerá sempre da ativação de um valioso atributo espiritual a vontade fortalecido pela mudança em hábitos e costumes e a prática diária da limpeza psíquica.

Cultivem o amor pela família

Conheço o Racionalismo Cristão desde criança, levada às reuniões por minha família. Estou numa relação, ele é tudo para mim, amo-o muito.

Andamos sempre bem um com o outro, é muito raro discordarmos em alguma coisa. Sinto que ele é parte de mim, tanto que, quando ele vai embora, fico triste e com aperto no peito (depois passa). Isto quer dizer que já estivemos juntos em outra vida? Que pertencemos à mesma classe astral? Gostaria de saber a razão do meu forte sentimento.

Resposta: Prezada, o grande escritor e racionalista cristão, hoje Espírito Superior, Luiz de Souza assim comenta sobre as afinidades, em sua obra intitulada Ao encontro de uma nova era:

“A afinidade entre as pessoas decorre da igualdade de sentimentos, de idêntica forma de pensar e raciocinar.  São criaturas que tiveram longo curso de experiências semelhantes, por via das quais chegaram a conclusões mais ou menos idênticas.”

“A afinidade dos seres, de uns para os outros, será completa em graus superiores da jornada eterna, e já se podem considerar felizes os que a sentirem na Terra, embora com as suas limitações.”

“A afinidade e a amizade andam sempre juntas, e se esta é um dom espiritual em cultivo, aquela também não deixa de o ser.”

“Como se vê, a afinidade tem a sua participação na conquista da felicidade, uma vez que os que se estimam e se sentem unidos por sentimentos afins experimentam uma dose de felicidade quando se aproximam, e juntos podem conviver.”

Cultivem esse nobre sentimento, para formarem uma linda família, esteada na disciplina e nos princípios racionalistas cristãos.

Irradiações podem afastar a insônia

Frequento o Racionalismo Cristão há muitos anos. Ultimamente tenho tido problemas de insônia e isso me deixa muito mal, sem ânimo e energia. Vocês poderiam me dizer por que estou tendo esse problema?

Resposta: Prezada, é necessário verificar o corpo físico com a consulta ao médico, que poderá diagnosticar possíveis causas físicas que acarretam a sua insônia, entre as quais podemos citar, apenas como exemplo, alimentação inadequada antes de dormir.

Paralelamente, procure verificar como andam seus pensamentos, se não está ligada a preocupações excessivas ou notícias desagradáveis, se tem dividido seu tempo disciplinadamente, dedicando parte dele a uma leitura amena, principalmente antes de deitar-se para dormir, se tem praticado disciplinadamente a limpeza psíquica de manhã e à noite, como recomenda a filosofia racionalista cristã.

Somente você pode fazer uma análise minuciosa para saber as causas da sua insônia e melhorar a sua qualidade de vida, mas, almejando as suas melhoras, sugerimos apenas fazer algumas irradiações antes de dormir para ligar-se a dimensões mais diáfanas e ler a seguir o capítulo Pensamento do livro essencial Racionalismo Cristão, 45ª edição, meditando bastante sobre cada parágrafo e deixando que o sono venha naturalmente.

Faça assim a limpeza psíquica

Tenho 17 anos e frequento o Racionalismo Cristão desde criança. Li alguns livros e estou a par de algumas coisas, mas gostaria de saber como irradiar da forma correta, e como irradiar para algum amigo.

Li em um livro que, quando queremos irradiar para alguém, não devemos pensar nessa pessoa. Eu gostaria de aprender a irradiar para mim e para um grande amigo. Ele anda muito deprimido e enveredou pelo caminho das drogas. Eu gostaria de ajudá-lo de alguma forma.

Resposta: Prezada, a limpeza psíquica é importante e necessária para o fortalecimento espiritual, mas é preciso que seja realizada com correção. O nosso livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, capítulo 4, traz a seguinte orientação sobre as irradiações:

“O Racionalismo Cristão recomenda a todas as pessoas que conhecem seus salutares ensinamentos a prática diária da limpeza psíquica também em seus lares. Para isso, devem reunir-se diariamente às 7 horas da manhã e às 8 horas da noite (hora local), pois nesses momentos há corrente astral formada pelo conjunto de irradiantes. Não sendo possível cumprir o horário indicado, escolha-se a hora mais conveniente aos que dela participarem.”

“O importante é que durante as irradiações se desliguem de coisas, de pessoas, de tudo que seja material, de modo a obter a mais perfeita concentração, o que possibilita a religação com o Astral Superior por pensamentos afins.”

Portanto, pouco antes de iniciar as irradiações, você pode vibrar os seus pensamentos em favor do próximo, da sua família, dos seus amigos, dos seus conhecidos, de toda a humanidade, e, ao começar as irradiações, deve esquecer todas as pessoas, todos os problemas, tudo que seja de cunho material, e ater-se única e exclusivamente ao significado das palavras que está proferindo ou pensando, nas palavras das irradiações.

Deve escolher um lugar silencioso, se possível, para ter mais facilidade de elevar os seus pensamentos e vibrá-los positivamente, com firmeza e entusiasmo, com confiança de que tudo na sua vida vai sair da melhor maneira possível, com convicção nos efeitos benéficos da limpeza psíquica.

Ao terminar a limpeza psíquica, você estará apta a realizar as suas tarefas diárias com alegria e entusiasmo, confiante em que a vida é maravilhosa para todas as pessoas que sabem usufruir dela, que sabem tirar proveito de tudo de bom que ela oferece.

A concentração nas irradiações é necessária para bem aproveitar esses momentos tão importantes para o nosso dia a dia, e uma das maneiras de você manter a concentração é prestar total atenção no conteúdo das irradiações.

Daí ser necessário educar os pensamentos, irradiando com calma e precisão, sem se irritar quando se desconcentrar, ao invés disso, elevar novamente os pensamentos e prosseguir na limpeza psíquica, com toda a atenção. Assim sendo, é importante que haja vontade forte e perseverança, no sentido de alcançar os objetivos colimados.

Pense apenas nos seus sucessos

Preciso de umas palavras de apoio, pois estou ficando com medo de tudo que vem acontecendo. Desde que minha mediunidade começou a mostrar sinais tem sido grande a luta com dias mais pesados e dias mais amenos. O que mais me incomoda têm sido as intuições a mil, sempre com intuito de me prejudicar. Ontem acordei e fiz as irradiações com meus familiares e uma amiga me chamou para irmos a um centro ver uns produtos, e íamos almoçar fora. Após irradiar, fiz minhas obrigações de casa, e fomos. Pouco depois de entrar no ônibus veio uma sensação horrível que eu devia gritar, sair correndo e que eu tinha síndrome do pânico, que eu não devia ficar perto das pessoas. Fiquei com medo. Às vezes dá medo de ficar louca, apesar de saber que isso são intuições. Na verdade o meu medo é de um dia seguir essas intuições, perder meu domínio.

Como posso combater esse medo que surge toda vez que essas intuições surgem? Se eu irradiei pela manhã, não era para estar bem assistida? Essa mediunidade tem atrapalhado muito minha vida, reconheço que por minha causa, não estou sabendo como agir. O que devo fazer?

Resposta: Prezada, viver e lutar pela sobrevivência já são atitudes corajosas. Pense em quantas e quantas decisões corajosas tomou para que chegasse até a idade a que chegou. É isso que você tem que pensar, não se ligando a situações passadas de insucessos que fizeram parte do caminho e a conduziram a temer tantas coisas.

Esta é uma atitude positiva que precisa manifestar. Por isso exclua do seu vocabulário a palavra “medo” acreditando em si, que é capaz de assumir a sua coragem. Poderá escrever para si própria textos em que, quando afirmar “tenho medo”, posse a escrever “sim, tenho medo, mas estou antepondo a coragem de que sou capaz”, e acalmar-se com esta afirmação positiva. Sugerimos utilizar a segunda frase na sua mensagem atual, onde cada vez que escreveu a palavra “medo” irá anulando os efeitos negativos que esse sentimento provoca em você.

Este é o motivo da atração que exerce. Procure não ter medo de espíritos desencarnados, pois eles nada poderão fazer contra você ao dispor-se mentalmente a enfrentá-los para que sejam encaminhados aos seus mundos de estágio nas suas irradiações amigas; é preciso opor ao medo a sua coragem, um atributo espiritual que está adormecido e precisa ser fortalecido.

Tenha persistência, otimismo e confiança em você; enfrente com bravura as suas atribulações e continue resistindo na certeza que sairá vitoriosa. Ao lhe ocorrerem esses pensamentos, persista em afirmar mentalmente que eles não lhe pertencem e que em nada irão afetar-lhe, estabelecendo com valor o enfrentamento.

Por possuir mediunidade bastante aflorada, leia com atenção e procure seguir rigorosamente a disciplina recomendada no livro Prática do Racionalismo Cristão, página 64. Temos confiança em você e por isso esperamos que consiga combater com a força espiritual que possui seu principal inimigo: o medo.

Nas Esferas Superiores não existe competição

É a competição um atributo do espírito? Um objetivo a ser alcançado, tanto no mundo-escola quanto nas esferas superiores?

Resposta: Prezado, a palavra competição pressupõe uma luta empreendida, que pode ser contra si mesmo, contra outra, ou outras pessoas, ou seja, uma concorrência, uma disputa e está ligada às contingências da Terra, onde pode ser produtiva (obtenção de um cargo ou emprego, por exemplo), ou destrutiva, dependendo do objetivo que se pretenda alcançar e dos pensamentos e sentimentos a ela ligados, não sendo portanto um atributo espiritual e sim uma ação.

Nas Esferas Superiores não existem competições, e sim um sentimento de cooperação mútua, de integração entre as diversas hierarquias existentes. Quanto aos atributos, são virtudes pertencentes ao espírito. que podem ser aperfeiçoados a cada encarnação consoante os esforços empreendidos para o seu aprimoramento.