A presença de um espírito que não precisaria reencarnar

Arlindo Flávio da Silva homenageou Mário Duarte Lopes ao afirmar que “a lembrança destes trabalhos, na Rua da Praia, e da inauguração deste edifício produz certa emoção e saudade, pela recordação do tratamento amistoso que Mário Duarte Lopes dispensava também aos companheiros das outras casas racionalistas cristãs. Agora sabemos por quê: porque estávamos lidando com um espírito na sua última encanação obrigatória”.

“O Presidente Astral desta Casa é um exemplo a ser seguido, em áreas de intervenção que ainda estão sendo trabalhadas, em questões de união de esforços na inclusão e no desprendimento das vantagens materiais efêmeras, em detrimento das espirituais. Os tempos, de uma maneira geral, são de muito estudo e meditação, no contexto da filosofia espiritualista, com os seus princípios inalteráveis ao longo do tempo e do espaço, mas também de adaptação às novas exigências, e de aproveitamento dos novos recursos com que o Astral Superior vai armando, no bom sentido, os estudiosos, que mantêm a noção da realidade terrena, vivendo pela consciência iluminada pelos Princípios e seres de Ordem Superior.

Aqui nos encontramos participando desta cerimônia espiritual e interagindo com estes dedicados companheiros, a convite do presidente desta Filial, a quem desejamos sinceramente a progressão deste utilíssimo trabalho, com a colaboração de todos, na tranquilidade, na ordem, na boa harmonia.

Evolução do planeta Em nome da Filial Madeiralzinho e do seu presidente, Antonio Almeida Fortes, Pascoal Fonseca levou cumprimentos ao presidente da Filial São Vicente e a todos os militantes que muito têm contribuído para o cumprimento da nobre tarefa espiritual.

“Não se pode negar a evolução dos habitantes do planeta Terra na parte material. O homem tem-se destacado extraordinariamente com novas descobertas e invenções, que proporcionam à humanidade meios mais suaves para suportar as agruras da vida.

Sem dúvida, a espiritualidade tem influído nessa grande transformação espiritual e material, porque as leis evolutivas, não falham. Assim sendo, ordena o dever que estudiosos e praticantes desta filosofia espiritualista cumpram as recomendações emanadas e codificadas no Racionalismo Cristão.

Sempre que se inaugura ou comemora o aniversário de uma casa racionalista cristã, como esta, é uma homenagem às mulheres e homens de boa vontade que ajudam o Astral Superior na minimização dos sofrimentos que todos padecem neste planeta.

É com indizível satisfação que assinalamos esta grande conquista espiritual de 57 anos, desta Filial, hoje encabeçada pelo presidente Antero e pelos seus colaboradores. Não sabemos calcular quantos espíritos encarnados e desencarnados foram aliviados dos sofrimentos, quantos deixaram de sofrer as agruras neste mundo, quantos deixaram de frequentar as enfermarias de doentes mentais. Tudo isto foi trabalho desta grande e prestimosa equipe conhecida como militantes do Racionalismo Cristão.

Senhoras e senhores, 57 anos de trabalho não é um pequeno trabalho, em que se relaciona no sentido de burilar, limpar as arestas, aperfeiçoar o espírito e aprender a espiritualidade. É dócil, mas as desgraças