Cabo Verde, país pequeno, mas de grande espiritualidade

Ainda na reunião cívico-espiritualista comemorativa dos 57 anos da fundação e 24 da inauguração da sede da Filial, o presidente da Filial Avenida de Holanda, Antonio Simas Vera-Cruz, destacou que Cabo Verde é um país pequenino em extensão territorial e pobre em recursos materiais, mas tem algo muito mais valioso do que as riquezas materiais para as suas gentes e para o mundo inteiro: a espiritualidade dos seus filhos e as suas casas racionalistas cristãs.

Acrescentou que, enquanto outros países contribuem para melhoria do mundo sofredor com riquezas materiais e com soldados para apaziguar conflitos, Cabo Verde contribui com as suas irradiações, com a sua força de pensamento orientado pelo bem. Terminamos elevando os nossos pensamentos de amor, paz e felicidade para o mundo inteiro”.

Antonio Simas Vera-Cruz felicitou dirigentes, conselheiros, militantes e simpatizantes da Filial aniversariante, em especial o presidente Antero e sua equipe, que acompanharam e participaram no progresso e no desenvolvimento da Casa.

Disse ele: “A alegria estampada no rosto dos senhores espelha o que lhes vai na alma por mais um ano de trabalhos, brilhantemente conseguidos, que tornam a humanidade mais sabedora, mais justa, mais fraterna e menos sofrida, pois, como todos sabemos, só com o esclarecimento o homem é capaz de deixar de cometer os erros e os desatinos que tanto os fazem sofrer. Essa alegria e essa força que contagiam todos os que aqui se encontram traduzem também a marcha vitoriosa da nossa querida Filosofia, fincada na Terra com estacas que jamais se quebram ou apodrecem.”

Novo mundo. O presidente da Filial Ribeirinha, Arlindo Flávio da Silva, afirmou que a filosofia racionalista cristã caminha para gerar um mundo sem fronteiras, sem discriminação de nenhuma espécie, sem ganância nem exploração, em que cada ser humano se ocupará com o desenvolvimento de todos os seus atributos espirituais latentes e em transmitir ao próximo o melhor de si, sem fanatismo, mas com empenho redobrado. 

O orador destacou que “ainda estamos somando nossas Casas; porém, quando a convicção se generalizar e as dúvidas se dissiparem, nossas Casas passarão a multiplicar-se, conferindo aos espíritos da plêiade do Astral Superior, não somente a possibilidade de estar presentes dia e noite nessas Casas, como já declararam, através de seus intermediários, mas também no mundo inteiro, nos espaços físicos imantados, com os resultados que, mesmo os esclarecidos primários, maioria dos seres humanos que estudam a vida fora da matéria densa, podem vislumbrar. Nesse tempo, afirmou, se encontrará a verdadeira e sublime ponte de passagem para o novo mundo de compreensão, de solidariedade .