É o espírito que escolhe as condições de vida na Terra

Lendo algumas obras do RC ou através do Fale Conosco esclareço dúvidas sobre progresso espiritual, mas fico confuso em certas conclusões do RC, por exemplo: não há carma, vingança ou “olho por olho” em reencarnações.

Uma reportagem sobre o Afeganistão diz que mulheres são tratadas como animais, obrigadas a casar ainda crianças com homens muitas vezes acima dos 50 anos. Muitas foram mutiladas: cortaram-lhe as orelhas, nariz ou membros. Minha dúvida é: por que esses espíritos reencarnam nessas condições? Eles foram cruéis nas encarnações passadas? Estou citando o Oriente Médio como exemplo, mas a África também é surreal no quesito mutilação.

Desculpem minha ignorância no assunto, mas não vejo o propósito de evoluir nessa condição, a não ser por débitos.

Resposta: Prezado, são condições e experiências a que o espírito voluntariamente se submete após ter feito reflexões em seu mundo de estágio, onde aceita viver situações antagônicas à que anteriormente viveu, não se constituindo em castigos, mas em desafios que muitas dessas pessoas superam e lutam para modificar, constituindo-se assim em exemplos a serem seguidos.

Lembre-se que estamos em um planeta-escola onde existem inúmeros exemplos de superação, e o livro Racionalismo Cristão, em sua 45ª edição, assim se expressa, nos fazendo refletir sobre tais acontecimentos:

“O caráter virtuoso é um dos mais ricos e preciosos bens do espírito. A sua conquista, porém, não é fácil. Ao contrário, requer prolongados períodos de meditação em numerosas existências, ao longo das quais as observações e conclusões vão amadurecendo sob a árdua prova da experiência.”

“Só depois de incontáveis desenganos e de sofrer muitas injustiças e ingratidões é que a pessoa mede, no íntimo da sua natureza espiritual, a extensão das imperfeições humanas contra as quais passa a se insurgir.

Assim, de repugnância em repugnância às mazelas morais, ela vai libertando-se das ações inferiores para colocar-se, por convicção haurida do esclarecimento, nas linhas rígidas de uma conduta modelar.”