Filial São Vicente festeja aniversário da fundação e da sede

Em clima festivo e de muita alegria espiritual, a Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão comemorou em 9 de abril deste ano 57 anos da sua fundação e 24 da construção da sede própria.

Para comemorar a data foram feitas obras de manutenção do edifício, com pintura e algumas alterações do espaço físico, aplicação de piso com mosaicos de cerâmica de qualidade, colocação de estofos nos assentos e pintura, permitindo maior conforto aos assistentes durante as reuniões.

Com a Casa lotada de militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão, a reunião cívico-espiritualista comemorativa foi aberta com, com a leitura do discurso do presidente da Casa anfitriã e encerrada com a leitura de mensagens da Casa-Chefe e da Filial Ilha de Santo Antão.

Uma exposição/venda de livros racionalistas cristãos foi realizada no âmbito do programa, que culminou com um jantar de confraternização no Jardim Infantil Bambi, espaço gentilmente cedido pelo casal de militantes José Pedro dos Reis e Carla Reis, com a participação de militantes, amigos e simpatizantes da Filial Ilha de São Vicente.

O programa alusivo aos dois aniversários se estendeu até 21 de abril, com o lançamento da obra Nosso livro do Racionalismo Cristão, do militante Martinho de Mello Andrade.

Homenagem póstuma. O presidente da Casa aniversariante e representante da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, Antero Filipe dos Santos, destacou em seu discurso: “Queremos lembrar o saudoso Mário Duarte Lopes, por ter sido um ente querido que muito lutou pela nobre Causa do Racionalismo Cristão, a ponto de haver dirigido esta antena do Racionalismo Cristão por quase meio século, até à sua desencarnação, ocorrida em 13 de setembro de 2008, e haver ajudado na construção deste edifício, pelo que pedimos a todos os presentes um minuto de silêncio em sua homenagem.

A Casa aniversariante que hoje nos alberga foi construída num local onde há mais de meio século havia um grande reservatório de onde era canalizada a água potável que vinha de Tarrafal de Monte Trigo e do Porto Novo-Santo Antão. Na data da inauguração desta Casa, asseveramos que no passado esse reservatório havia sido construído para dessedentar a população de Mindelo, cumprindo assim, uma necessidade fisiológica e que a partir dessa data esta Filial viria servir não só à sua comunidade, à ilha e ao país no seu acervo espiritual, como também às pessoas de outras partes do mundo, sedentas do esclarecimento espiritual sobre a vida fora da matéria, já que numa casa racionalista cristã, como um ponto de convergência espiritual, as barreiras físicas não existem.

O Racionalismo Cristão, por muitos considerado religião, não é senão uma filosofia espiritualista, com raízes profundas nos ensinamentos de Cristo e de outros cultores da espiritualidade que a história registrou nos seus anais. Voltada para os povos, enaltece o aspecto humanístico dos seres humanos ao mesmo tempo esclarecendo-os para a verdadeira vida, que é a espiritual. As portas das casas racionalistas cristãs estão abertas para receber a todos, sem distinção ou qualquer tipo de preconceito, para, num ambiente sereno e de muita paz, serem disseminados os Princípios desta Filosofia, que são inalteráveis. Aliada a esses princípios está a Disciplina, que deve ser praticada nos trabalhos realizados nas Casas.

Dirigimos o nosso apreço a Gilberto Silva, presidente do Racionalismo Cristão, a quem endereçamos desta tribuna votos de muita saúde e longa vida à frente dos destinos desta excelsa Filosofia.