Há boa distância entre o dia a dia e a vida espiritual

A visão que se tem do dia a dia das pessoas está muito aquém da vida real, que é a vida espiritual. Incentivamos os assistentes de reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs para que leiam os livros editados por nossa Casa-Chefe. É mediante a leitura dessas obras que irão descobrir a dimensão da vida espiritual. A reflexão sobre o que irão ler vai revelar as tendências boas e ruins que trazem no íntimo da alma.

Os seres humanos, ao buscarem o aperfeiçoamento espiritual, passam a entender melhor as situações difíceis que enfrentam em razão do mau uso que fizeram do livre-arbítrio, inclusive dos erros de existências passadas, quando eles emergem do subconsciente e precisam ser evitados com determinação e firmeza.

Ninguém pode fugir da luta cotidiana, pois os acontecimentos da vida prestam-se para que as pessoas fiquem atentas à conduta, ao modo de pensar e agir, e de lidar com os semelhantes.

Autocontrole psíquico é medida que se faz necessária ao crescimento espiritual dos seres humanos. Situações adversas serão colocadas à sua frente na escola da vida, para serem enfrentadas até o nível de superação, quando eliminam da personalidade o que lhes dá desgostos ou traz inquietações.

O fortalecimento espiritual alcançado com a limpeza psíquica diária revela o que as pessoas devem modificar no seu modo de pensar e agir, mostra o que devem priorizar no aprimoramento da personalidade. A partir daí, os problemas que se apresentem nos diversos momentos de suas vidas serão resolvidos de per si, com a consciência de que precisam vivenciar e suportar cada situação com pensamentos elevados e vontade forte, para que tenham êxito. É dessa forma que elas superam as más tendências, vencem na vida, progridem em evolução.