Jovens, tenham bom senso

Jovens, tenham bom senso
Eu e Antonio Cottas acompanhamos o transcorrer da vida de nossas filhas e dos netos. Procuramos mostrar a eles o valor da disciplina no viver, do respeito e do amor ao próximo. Buscamos orientá-los no sentido de não desejarem mal a ninguém, pois os seres humanos têm a mesma origem, são, portanto, semelhantes. Todos têm uma única finalidade na Terra, que é evoluir pela prática do bem, diferindo entre si apenas pelo nível de evolução espiritual.
No 2º Encontro de Jovens promovido pela Filial São Paulo do Racionalismo Cristão, tenho a satisfação de me dirigir principalmente aos valorosos jovens participantes, alertando-os sobre a importância de ouvir os conselhos maternos e paternos, bem assim as orientações dos professores, sempre com tolerância e compreensão, pois os familiares zelosos e responsáveis são os que irão prepará-los para a vida prática cotidiana, enquanto educadores competentes lhes darão a formação profissional adequada. É preciso ouvi-los atentamente, insistimos. Haverá momentos em que precisarão ficar surdos às vozes das más companhias e insensíveis aos convites do álcool, do fumo, das drogas, do jogo e da imoralidade, vícios que tanto têm depauperado a saúde física e psíquica de moças e moços, levando-os à falência moral tão cedo.
É preciso reagir com inteligência, lógica e bom senso ao que de ruim a vida apresenta. Para isso, o saber espiritual nunca é demais. Conhecer e praticar os princípios racionalistas cristãos faz muita diferença na vida das pessoas, principalmente na dos jovens. É por meio do equilíbrio psíquico e do preparo acadêmico que terão êxito. Saber conduzir-se neste mundo de tanta ansiedade é difícil, conhecer o caminho por onde seguir entre tantos apelos da tecnologia da informação é um desafio imposto à juventude, porque não há freio nem disciplina no modo de usar esses recursos, para os quais o emprego da moderação é apelo que se faz necessário. É preciso ter preparo para tudo isso, queridos jovens, pois os modernos meios de comunicação irão possibilitar maior divulgação dos ensinamentos racionalistas cristãos e mudar suas vidas e a de muitos seres humanos.
Os racionalistas cristãos depositaram muita confiança na juventude em todas as épocas pelas quais passou nossa filosofia espiritualista. A mente das pessoas esclarecidas esteve sempre voltada para os jovens, a fim de que fizessem da Terra um mundo cada vez melhor para se viver. Da geração atual não se espera nada diferente. Daí os conselhos amigos que ora lhes dou, para que saibam conduzir-se na vida com responsabilidade e disciplina. Aprendam a fazer as irradiações de limpeza psíquica diária, pois estarão autoprotegendo-se das más influências. Não é pedir muito que voltem o olhar para a espiritualidade, um pouco que seja, pois sei que a juventude tem pressa. Ter força de vontade, raciocínio lúcido e praticar o bem com inteligência apurada são princípios racionalistas cristãos, e todos têm com vivacidade esses recursos espirituais inatos.
Então, jovens e queridos amigos, aproveitem a vida fazendo as boas escolhas que o estudo do Racionalismo Cristão proporciona, e irão constatar quanto é possível crescer em espiritualidade e progredir materialmente através do trabalho honesto e competente. É a recomendação final que lhes faço, com meu abraço espiritual de carinho e amor fraterno.
Maria Cottas
Escritora
Esta doutrinação foi dada na Filial São Paulo, na reunião pública de 13 de julho de 2017 que antecedeu o 2º Encontro de Jovens promovido por essa casa racionalista cristã.