Leitura de agosto de 2014

Pense bem antes de agir

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Muitas pessoas arrependem-se do que fazem. Para que não haja arrependimentos, devem pensar bem antes de agir, ser inteligentes, colocando o raciocínio em ação, para não terem remorsos pelo que fizeram de errado.

O Racionalismo Cristão, por ser uma doutrina voltada para o esclarecimento espiritual da humanidade, conduz os seres humanos a uma vida melhor, porque, já esclarecidos, não medem esforços para que a vontade forte, guiada pelo raciocínio lúcido, atue em todos os sentidos.
É de forma clara e objetiva que se procura orientar as pessoas que comparecem às reuniões públicas das casas racionalistas cristãs, para que tomem conhecimento da realidade espiritualista e reflitam sobre ela. Irão aprender que o ser humano em evolução na Terra é um composto de espírito, corpo fluídico e corpo físico, e que nada fica oculto no campo espiritual. Não se iludam com suas mentiras os desconhecedores da espiritualidade. O que fazem hoje de errado, tentando iludir o semelhante, amanhã será descoberto. Daí o sábio ditado que diz ter a mentira pernas curtas.

Enganam-se as pessoas que, conscientemente, agem mal ou têm maus pensamentos em relação a terceiros. Mais hoje, mais amanhã, a lei evolutiva de causa e efeito, ou lei do retorno, a que todos estão sujeitos, se fará presente, estejam certos disso. Procedimentos errados retornam ao agente com tristes consequências, não importa quando. Errar é humano, mas persistir nos erros é falta espiritual, que o ser terá de apagar do corpo fluídico por meio de boas ações em uma ou mais encarnações do espírito.

Os ensinamentos levados ao público que comparece às casas racionalistas cristãs, seja qual for o motivo do comparecimento, precisam ser analisados de forma racional, sem fanatismo, porque o fanático não raciocina: ou não sabe o que quer e faz o que outros mandam fazer, ou é prepotente, pois acha que sempre está com a razão. Não é o que desejamos aos que aportam às nossas Casas. Apreciamos seres pensantes que saibam viver dentro de princípios espiritualistas.

É importante que leiam os livros editados pelo Racionalismo Cristão, para conhecerem melhor nossa filosofia espiritualista. A leitura certamente complementará o que escutam com muita atenção nas reuniões públicas, sejam reflexos mediúnicos partidos da assistência e explicações de doutrinadores, sejam manifestações orientadoras do Astral Superior.

Portanto, continuem firmes no propósito de se espiritualizarem, comparecendo às casas racionalistas cristãs e assistindo aos trabalhos com assiduidade ou sempre que for possível. Estarão beneficiando a si próprios, às suas famílias e às demais pessoas com quem convivem.


Estejam atentos às intuições

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

A ideia de proteção torna as pessoas apáticas diante de seus problemas, faz com que se sintam impotentes, inseguras, sem iniciativa. Pensam não ter forças suficientes para elas mesmas se defenderem. Isso acontece porque a maioria desconhece o poder do pensamento, mas o conceito de proteção cai por terra à medida que se esclarecem espiritualmente, tomam conhecimento da realidade da vida.

Muitos seres se acovardam diante de qualquer problema, sentem-se vítimas do próprio viver, e se apegam a entidades e mitos como seus protetores. Sem conhecimento dos preceitos espiritualistas, cada vez mais se afundam em seus problemas, mais difíceis e complicados de resolver eles parecem.

Nas casas racionalistas cristãs mostramos a realidade da vida espiritual, não escondemos de ninguém o que efetivamente existe sobre a vida fora da matéria, pois não queremos seguidores fanáticos, mas seres estudiosos do Racionalismo Cristão, que cheguem às próprias conclusões a respeito do que pesquisam, para resolverem suas dificuldades convictos dos princípios doutrinários e das leis evolutivas que a todos alcançam. Afirmamos com toda propriedade: quem bem pensa bem atrai. É lei evolutiva, sim, é a lei de causa e efeito, ou lei do retorno nos fenômenos psíquicos.

Proceder corretamente na vida, cumprir seus deveres com honestidade e esmero, respeitar o semelhante, são procedimentos corretos na vida dos seres, assim como estar sempre atentos às intuições que recebem, porque a mediunidade intuitiva é inata a todos, uns recebendo-as com mais intensidade e outros com grau menos elevado.

As pessoas são intuídas a todo momento. Quando agem com valor, procedem bem, as intuições captadas fazem com que se sintam tranquilas, confiantes em tudo resolver com sucesso, cientes de que sairão vitoriosas dos embates da vida, sejam eles quais forem.

É claro que muitos indivíduos enfrentam problemas existenciais de grande dificuldade, mas isso acontece porque têm que resgatar dívidas de comportamentos inadequados em vidas passadas, ou na presente, pelo mau uso do livre-arbítrio. Contudo, espiritualmente esclarecidos, terão êxito na liquidação dessas obrigações morais, apagando-as do corpo fluídico, temos certeza disso.

Logo, procedam bem, ajam com valor, tenham confiança em si mesmos e tirem da mente a ideia de proteção, para não atraírem espíritos quedados na atmosfera fluídica da Terra com intuições que só irão prejudicar mais ainda quem as atrair ao implorar proteção. Estejam atentos a todas as intuições que recebam, repetimos, porque elas surgem como ideias que as pessoas, frequentemente, confundem com seus próprios pensamentos. Analisem, raciocinem sobre tudo que irão fazer, para que o sucesso seja alcançado.