Leitura de dezembro de 2016

Pratiquem nossos ensinamentos

As pessoas que chegam às casas racionalistas cristãs, sejam elas assistentes de reuniões públicas ou que prestam sua colaboração inscritas nos respectivos quadros de militantes, percebem que entraram em magníficas escolas de espiritualidade. Todas que se propõem a realmente aprender os ensinamentos doutrinários proporcionados em nossas Casas sentem que estão no lugar certo. Ficam espiritualmente fortalecidas pelos fluidos benéficos das Forças Superiores que coordenam os trabalhos realizados, aprendem a se modificar eliminando os maus hábitos através da força de vontade posta em ação, que falta a muitas delas. O que é lido nos livros disponibilizados nos salões, o que é ouvido nas doutrinações do Astral Superior, o que é aconselhado no atendimento personalizado ao público são lições de grande elevação espiritual, a serem postas em prática no viver cotidiano.

Aconselhamos às pessoas que tenham consciência de si mesmas, que façam uma autorreflexão sobre suas vidas antes da limpeza psíquica diária. Esse preparo mental faz com que aflorem do corpo fluídico, neste mundo de escolaridade que é a Terra, os compromissos individuais contraídos nos mundos de estágio espiritual. Ações benéficas resultam de bons pensamentos. Pensamentos mal vibrados provocam consequências que deixam a desejar. Aí, os seres que procedem dessa forma lamentam o mau dia que tiveram. Muitos que chegam às casas racionalistas cristãs consideram-se indivíduos azarados, como se azar ou sorte existissem. Os reveses da vida resultam da inobservância da lei evolutiva de causa e efeito.

Por que tantas pessoas pensam de forma errada? Por que não escolhem um momento para perguntar a si mesmas o porquê de tudo dar errado em suas vidas? Porque desconhecem a espiritualidade, a espiritualidade que encontram nos momentos em que permanecem nas casas racionalistas cristãs. Se prestarem atenção nos trabalhos realizados em nossas Casas, se comparecerem às reuniões públicas com a constância possível e desejável, encontrarão respostas para suas indagações, mesmo que os esclarecimentos vindos de espíritos do Astral Superior e as respostas dos doutrinadores aos reflexos mediúnicos sejam em tese, servindo, portanto, para todos os presentes.

As palavras ditas nas casas racionalistas cristãs não devem ser apenas guardadas na memória. É preciso que os assistentes as coloquem em prática no cotidiano, para que vençam as lutas diárias sem nada temer, porque todos saem de nossas Casas espiritualmente fortalecidos ao término das reuniões públicas.

Sendo assim, prezados assistentes, compareçam sempre que possível às casas racionalistas cristãs, para que tenham um viver harmonioso e feliz.

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão


O espírito encarna para evoluir

Espiritualismo não é meramente um conceito doutrinário – o primado do espírito com relação às condições materiais terrenas – mas a essência da Vida do Universo no seu aspecto amplo e construtivo, em que parcelas do Princípio Inteligente incitam matérias densas e amoldáveis. Na condição de espíritos com diversos e limitados níveis de progresso, encarnam e interagem para dar sequência a uma trajetória evolutiva adequada às condições para tanto oferecidas pelo planeta-escola Terra, mas que se prolonga pela eternidade de luz puríssima.

Os seres humanos adquirem a capacidade de melhor expressar suas faculdades e seus atributos genuínos à medida em que se espiritualizam. Tornam-se mais tolerantes com os semelhantes, pois são capazes de compreender as grandes diferenças de níveis espirituais encontradas na população mundial. Os espiritualistas são capazes de se desapegar das questões puramente materiais, das quais se distanciam naturalmente sem esforço, sem sofrimentos, sem privações. São capazes de ter sentimentos elevados, de alimentar pensamentos positivos, religando-se aos campos superiores da espiritualidade. Por isso, não dão maior valor às coisas pequenas deste mundo físico. Diríamos, metaforicamente, que não mais pertencem à parte densa deste mundo.

As pessoas verdadeiramente espiritualizadas abandonam suas tendências egoístas, substituindo-as pelos altos ideais construtivos que visam o bem da coletividade, o amplo bem comum. São capazes de expressar os elevados sentimentos de renúncia, humildade, fraternidade e solidariedade.

Para tanto, as pessoas, acima de tudo, devem estudar a si mesmas, buscando no âmago a essência espiritual. É importante entenderem que há muitos indivíduos que procuram se esclarecer sobre os fatos espirituais, mas nem todos têm, ainda, o nível de evolução adequado para expressar os atributos espirituais em sua máxima potencialidade, em toda a magnitude, pois se deixam levar pelas influências negativas deste mundo.

Espiritualidade é uma conquista que se dá com as lutas do viver cotidiano, com a determinação necessária para corrigir as imperfeições do espírito, ampliando a inteligência, o raciocínio e a vontade. Todos, sem exceção, trilham um caminho evolutivo individualizado, todos chegarão a um nível de espiritualidade que os identifique como parcelas do Todo Universal, da Vida do Universo no seu aspecto amplo e construtivo, como dissemos, ocasião em que os reveses, as dificuldades encontradas no meio ambiente, não terão tanta importância.

Então, o gênero humano deve lutar pela própria evolução espiritual, pois vale a pena. O espiritualista é tranquilo, sereno, nada teme. Rejeita a indignidade, a desonestidade, a deslealdade e a violência, mas é capaz de expressar bons sentimentos e pensamentos de valor, protegendo-se das influências deletérias do mundo físico.

Portanto, olhem para dentro de si mesmos, repetimos. Procurem por suas imperfeições, a fim de que possam se aprimorar. Eduquem os pensamentos, controlem as emoções, para que fiquem psiquicamente limpos e, assim, possam raciocinar com clareza, livres das más influências, de modo a bem aproveitar os ensinamentos que a vida propicia, conquistando níveis de espiritualidade mais elevados. Esse é o único objetivo de os seres humanos estarem no planeta-escola Terra, podem acreditar.

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão