Leitura de dezembro de 2017

Respeito à vontade de cada um

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

O Racionalismo Cristão prima pelo respeito ao livre-arbítrio das pessoas, prima, portanto, pelo respeito às ações e à vontade dos seres humanos. O Todo Universal é regido por leis evolutivas, que são naturais e imutáveis, e a elas todas as parcelas do Princípio Inteligente estão sujeitas. Sendo a evolução espiritual um processo lento e gradativo que implica inúmeras passagens do espírito pelo planeta-escola Terra, conclui-se que o progresso evolucional não dá saltos. Portanto, os fenômenos da encarnação e da desencarnação do espírito devem ser encarados como acontecimentos naturais na vida humana.

Assim como os aspectos educacionais e culturais de um agrupamento humano refletem seu padrão social, as pessoas que não conseguem suportar o falecimento de entes queridos mostram pouco esclarecimento espiritual e, de certo modo, o nível de evolução que já alcançaram.

A evolução do ser humano como espírito encarnado requer estudo disciplinado da espiritualidade e autoconhecimento. À medida que ganha maior convicção sobre a vida fora da matéria física, ele se conforma mais facilmente com a perda de parentes e amigos. Essa dificuldade vem para todos sem distinção, e deve ser encarada com valor, coragem e fronte erguida, pois representa oportunidade de maior evolução espiritual.

Sendo assim, o princípio fundamental da vida no Universo é a evolução. Para isso, é importante que o ser humano aprimore os atributos espirituais inatos. A força de vontade é fundamental para que não se deixe influenciar por atrativos da matéria física, não se deixe atrair por vícios, não se deixe envolver por comportamentos inadequados, como a mortificação no lugar da saudade.

Para tanto, é preciso que o ser humano tenha regras no viver: trabalhar, estudar, ter lazer moderado em atividades saudáveis são deveres obrigatórios e boas atitudes, pois nada acontece por acaso na vida. Sorte, azar, destino não existem. A qualidade boa ou ruim dos frutos que o indivíduo colhe resulta da boa ou má semeadura feita por ele, e nada mais.

Dessa forma, tenham bons pensamentos e sentimentos, sejam otimistas, evoluam percorrendo o caminho do bem, para terem o viver mais ameno junto aos entes amados. Morte só existe a do corpo humano, pois o espírito é imaterial, indestrutível e eterno. O amor espiritual sempre permanece, nunca se esvai com o apagar da vida física.


Confie na força do pensamento

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Todos devem ter confiança em si mesmos. Quem confia em si conhece o seu potencial, e vence os obstáculos que surgem no caminho. O indivíduo espiritualmente esclarecido sabe que o pensamento é tudo na vida. Pensamento forte e elevado é capaz de modificar o rumo da vida de quem quer que seja. Pensamentos de fraqueza e sentimentos pessimistas emitidos por pessoa que acredita que nada dá certo no seu viver cotidiano mostram que não confia nela própria.

Por que continuar tentando que algo dê certo? perguntam muitas pessoas já cansadas da vida que levam. Mas a vida não é para ser levada com desânimo. É preciso esforço e coragem para enfrentar as lutas diárias, porque o mundo é feito de lutas a serem vencidas com galhardia. O lutador torna-se espiritualmente mais forte a cada vitória, sente-se mais bem capacitado para enfrentar as imperfeições humanas, com suas injustiças e ingratidões, com seus desenganos. O fraco de espírito põe a culpa do seu insucesso ora nos inexistentes destino e azar, ora em quem considera inimigo, por achar que lhe deseja algum mal.

A pessoa que pensa com altivez, cuida dos deveres com zelo, age com honestidade e não deseja mal ao semelhante, sabe que nada ruim lhe acontecerá, vindo de que fonte for. Consciente do seu valor, consolida o caráter no rigor do trabalho honesto e, assim, percorre seu caminho evolutivo com dignidade.

Convidamos os estudiosos do espiritualismo para que usem o raciocínio ao lerem os livros doutrinários editados pela Casa-Chefe e ao ouvirem com atenção o que é dito em todas as casas racionalistas cristãs. Reflitam sobre tudo que ouviram e leram, e tirem as próprias conclusões. Certamente irão reconhecer seus erros, procurar os pontos certos que precisam ser alinhavados na roupagem da vida.

Sempre incentivamos os racionalistas cristãos a serem fortes, porque as pessoas fortes de espírito comportam-se nos moldes de uma conduta moral inexcedível, não corrompem a dignidade, pautam suas vidas no princípio da honestidade. Estudem o Racionalismo Cristão, a filosofia espiritualista que possibilita o entendimento da Vida do Universo no seu aspecto amplo e construtivo.