Leitura de fevereiro de 2017

Morre o corpo físico, mas o espírito vive
Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

Quando a humanidade se conscientizar de que a morte do corpo físico não interrompe a evolução do espírito em sua eternidade, o esclarecimento espiritual será completo, porque os seres humanos terão aprendido que a desencarnação do espírito é um fenômeno tão natural quanto é sua reencarnação, no contínuo processo evolutivo em mundos de escolaridade como a Terra. O que chamamos morte marca apenas a conclusão de uma jornada e o começo de outra: quando uma pessoa falece, algum tempo depois o espírito voltará a encarnar em novo corpo humano, provavelmente com esclarecimento espiritual muito maior.

A sucessão de existências ou multiplicidade de vidas corpóreas da individualidade consciente denominada espírito define o que seja a lei das reencarnações, uma condição essencial ao seu progresso. Essa lei evolutiva natural e imutável proporciona de forma justa e adequada as mesmas oportunidades de evolução a todos os espíritos.

Quando o indivíduo se destaca por balizar sua vida nos princípios e na disciplina defendidos e divulgados pelo Racionalismo Cristão, quando conhece de forma satisfatória a doutrina espiritualista que adverte ser a violação das leis evolutivas o motivo frequente de desequilíbrios psíquicos e de desencarnações prematuras do espírito, passa, então, a ter o conhecimento de que a morte não interrompe a vida, como bem explica o livro que tem esse título publicado pela Casa-Chefe.

Caso a morte do corpo físico interrompesse a vida espiritual, o que seria dos espíritos faltosos no cumprimento de suas obrigações ao desencarnarem? Como iriam reparar os erros cometidos durante suas existências terrenas? Daí a primazia real da lei evolutiva das reencarnações, que possibilita aos espíritos corrigirem seus defeitos e aperfeiçoarem suas boas qualidades.

Os espíritos dos mundos de estágio densos, opacos e intermédios precisam dar continuidade à evolução espiritual, e para isso se valem da lei das reencarnações. O Racionalismo Cristão foi implantado neste mundo de escolaridade para explicar aos espíritos encarnados que não estão neste planeta-escola para passar o tempo, e, sim, para aproveitá-lo na prática do bem.

Crescimento O dia em que o esclarecimento espiritual proporcionado pela doutrina racionalista cristã chegar a mais e mais pessoas, estejam certos de que o conhecimento do aparente obscuro mundo do transcendente será maior. O número de casas racionalistas cristãs cresce sempre: novos núcleos racionalistas cristãos são formados, correspondentes são abertos, mais tarde são elevados à categoria de filiais. Hoje uma nova Casa surge aqui, amanhã outra acolá, e lá vão elas sendo implantadas mundo afora ininterruptamente. E, com que finalidade? Para esclarecer espiritualmente os seres humanos, a fim de que saibam viver voltados para as coisas sérias do cotidiano, e não somente para os prazeres que a vida reserva aos desconhecedores da espiritualidade.

Portanto, aproveitem a estada neste mundo, principalmente os que frequentam as casas racionalistas cristãs, sejam assistentes ou militantes. Lutem com valor e coragem no enfrentamento do que a vida lhes venha a reservar. O perdedor fica no meio do caminho, não sabe dar continuidade neste mundo de escolaridade ao que se propôs nele fazer em seu mundo de estágio. Só é vencedor quem não deixa o tempo passar, quem não deixa para amanhã o que pode ser feito hoje. Após a morte do corpo físico, uns voltarão ao planeta-escola Terra para dar continuidade à evolução, enquanto outros não mais precisarão de a ele retornar, porque já estarão preparados para novas experiências em campos superiores da espiritualidade.


Quanto valem os reflexos nas reuniões públicas!
Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Os reflexos que chegam à mesa dos estrados das casas racionalistas cristãs autorizadas a realizar trabalhos mediúnicos podem ser de pensamentos dos assistentes das reuniões públicas ou de manifestações de espíritos desencarnados que se encontram no astral inferior. Esses reflexos dão oportunidade às pessoas presentes para que façam uma autorreflexão sobre os verdadeiros valores da espiritualidade e avaliem como são efêmeras e passageiras as coisas de natureza material próprias deste mundo, às quais a maioria delas dá tanta importância em suas vidas.

As pessoas bem-intencionadas, que têm valores alteados no sentido do progresso, do bem-estar individual e do bem-querer aos semelhantes, sempre são bem intuídas e portadoras de bons conselhos, aos quais muitos indivíduos não dão atenção, sequer os ouvem.

Os indivíduos que acolhem dentro de si o medo, a inquietude, a insegurança, dificultando ou mesmo impedindo o enfrentamento dos problemas que a vida apresenta a cada um, acabam valorizando o que não tem valor algum, como as superstições, as crendices e os presságios infundados. Envolvidos por essas vibrações de pensamentos e sentimentos negativos, vivem de mau humor, são impacientes, não ouvem ninguém, muito menos os parentes próximos, a gerar desentendimentos no seio familiar. A falta de esclarecimento espiritual impede que eles ouçam os bem–intencionados que querem ajudá-los com mensagens de advertência positiva sobre os males por que passam, sobre o modo errado de proceder em suas vidas.

Muita atenção É importante que os assistentes das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs avaliem o que ouvem para que façam uma autoanálise de fato, a fim de chegar ao entendimento do que realmente vale a pena pôr em prática em suas vidas, e tenham um viver tranquilo e harmonioso, em que o cultivo do bom humor e da paciência para lidar com os semelhantes sejam atitudes contínuas.

Todo esforço deve ser feito para haver pensamentos e sentimentos sem angústias e inquietações, de modo que as pessoas entendam melhor a vida ao dar valor ao que realmente valor tem e deixem de lado as coisas que não têm a menor importância e só trazem sofrimentos e angústias.

Portanto, enfrentem as dificuldades com a cabeça erguida e sem medo, porque as adversidades aparecem para ser enfrentadas. As pessoas vitoriosas estão prontas para superar novos obstáculos, porque a vida é assim, cheia de intranquilidade e bonança, de vitórias e derrotas. São espiritualmente fortes os indivíduos conscientes de seus deveres e de que vale a pena praticar o bem.