Leitura de maio de 2014

Jamais pense de forma negativa

Quando o ser humano sabe pensar, serve-se dessa vibração do espírito – o pensamento – para se defender das situações mais tristes ou críticas por que passa. Quando, porém, não sabe pensar, quando vacila, quando é fraco, ele falha, e, falhando, o pensamento falha também na busca do êxito.

O pensamento bem irradiado dá segurança, liberta a pessoa de seguir opiniões alheias. Logo, é com pensamentos firmes, com vontade inabalável de vencer, que a pessoa se lança na vida com coragem e determinação, com a convicção de que será vitoriosa.

Há muita gente que não sabe pensar, e nem dá valor a isso. Temos certeza absoluta de que é no pensamento bem irradiado que reside a segurança dos seres humanos em sua existência terrena.

Se todos soubessem pensar bem, a vida no planeta seria outra, pois encontrariam em si mesmos a força necessária para vencer os obstáculos que encontrassem pela frente. Como muitos não sabem pensar, esses vivem por viver, trabalham por trabalhar, para defender o pão de cada dia, mas vacilam ao menor obstáculo, e avolumam as consequências dos problemas. Não pensam que pode existir ou acontecer algo melhor; pensam logo no mal, na desgraça, em doenças, acham-se uns infelizes. São esses pensamentos sombrios que povoam a mente humana. E por mais que procurem educar a mente, para pensar bem, encontram dificuldade em fazê-lo.

Não pensem mal; por pior que a vida lhes pareça, nunca pensem de forma negativa. Ao não pensarem em desastres, mortes ou fracassos, a vida se tornará muito mais suave. Saibam, portanto, irradiar bons pensamentos e, assim, estamos certos de que serão bem sucedidos e muito mais felizes.

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão


Não vivam iludidos

Os espíritos encarnam para lutar por sua evolução através do estudo e do trabalho. Em vista disso, os seres humanos devem aprimorar seus atributos espirituais com esforço, dedicação e perseverança, reconhecendo as imperfeições enraizadas no subconsciente.

Observamos, todavia, que algumas pessoas vivem no ócio, outras na opulência, outras mais querem tudo de maneira fácil desde tenra idade. Nada produzem de sensato, porque preferem viver a ilusão das efêmeras facilidades do mundo físico. Acumulam bens materiais, porém se afastam dos objetivos a que se impuseram em seus mundos de estágio. Em dado momento de suas vidas, sentem um vazio na alma, e passam a procurar algo que preencha esse vazio, pois a consciência reclama o cumprimento dos deveres espirituais.

As pessoas devem ser ativas não apenas nas tarefas profissionais que desempenham. Ter caráter construtivo significa manter pensamentos elevados e bons sentimentos, ser solidário, amar e respeitar o próximo, estendendo-lhe a mão sempre que precise. Colaboração construtiva significa acima de tudo praticar o bem, fazer parte das forças virtuosas que atuam no mundo físico. Saibam que pensamentos bem vibrados e bons sentimentos se estampam no campo áurico de cada ser, como um livro aberto a ser lido por espíritos desencarnados, da mesma forma que se lê um livro com os olhos físicos. Portanto, nada pode ser escondido na vida espiritual. De acordo com a forma como vibram seus pensamentos e sentimentos, atraem correntes vibratórias afins.

Por isso, afirmamos a todo tempo: quem pensa bem atrai o bem e quem pensa mal o mal atrai. Esta afirmativa guarda em si a lei evolutiva de atração, que, por ser natural e imutável, nunca falha.

Os seres cujas ações são construtivas se religam aos campos espirituais elevados através de bons pensamentos, sentimentos e atos, estando sempre limpos psiquicamente, aptos a tomar boas decisões.

Senhores de si mesmos, jamais se deixarão envolver com as mazelas do mundo físico, como os vícios, pois saberão utilizar o livre-arbítrio e a força de vontade voltados para o bem.

Portanto, lutem pela evolução, trabalhem, estudem, pois o esclarecimento espiritual é muito útil. Os ensinamentos explanados pelo Racionalismo Cristão devem ser aplicados a todo momento no cotidiano, para que saibam se conduzir de forma serena, com honradez, dignidade, coragem e valor, independentemente do que precisem enfrentar, pois é o dever de todos.

Nada na vida acontece por acaso. Então, recolham os ensinamentos que o viver propicia, através do olhar profundo para dentro de si mesmos, quando poderão reconhecer as próprias imperfeições. Deixem de colocar a responsabilidade do que lhes ocorre de ruim sobre os ombros de terceiros, pois isso não é correto. O indivíduo traça o seu futuro através da forma como pensa e age, da maneira como utiliza o livre-arbítrio no presente.

Sendo assim, não vivam iludidos, não percam tempo. Estudem a espiritualidade, para que possam galgar patamares mais elevados da escala evolutiva. Cumpram seus deveres, contribuindo para o progresso espiritual de si próprios e da humanidade.

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão