Leitura de maio de 2017

O pensamento é tudo na vida
Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

Quem estuda o Racionalismo Cristão e a ele se dedica tem por obrigação compreendê-lo de maneira inteligente e o seguir como orientam seus princípios doutrinários.

As pessoas que chegam às casas racionalistas cristãs devem saber que o ser humano conforme pensa sempre atrai sentimentos de igual teor. Sendo assim, quando os maus pensamentos se apoderam da mente, o primeiro cuidado que elas devem ter é de os repelir, porque pensando mal estarão atraindo o que é nocivo e perturba o espírito. Esses maus procedimentos avolumam no corpo fluídico fatos que não têm importância na maioria das vezes, mas que passam a ter porque estão fixados no imaginário.

O pensamento é tudo na vida das pessoas. As que conhecem o Racionalismo Cristão sabem que é no pensamento bem irradiado que está o segredo do êxito, a conquista da felicidade. Logo, devem pensar corretamente, afugentando os maus pensamentos e acolhendo os bons, e ter confiança em si mesmas, porque as confiantes trabalham, lutam e podem até passar por sofrimentos em certas ocasiões, mas vencem, porque têm força de vontade, reagem ao que lhes é nocivo.

Os males não vencem a pessoa que tenha força de vontade, valor moral, disposição de espírito. Ela transpõe todos os obstáculos, supera todas as contrariedades, consegue realizar o que deseja de modo certo, de maneira inteligente, de forma esclarecida.

Não é alimentando no pensamento a dúvida, a vacilação e o medo que o indivíduo consegue solucionar os problemas mais difíceis que aparecem. É procurando afugentar do pensamento tudo que o possa prejudicar, é tentando amenizar a luta pela vida, desanuviando e distraindo a mente, que ele supera as dificuldades que surgem.

É preciso que o ser humano seja forte para vencer na vida, e sempre afirmamos que no mundo só vencem os fortes de espírito. Procure, pois, a pessoa ser espiritualmente forte, procure pôr em ação a vontade, o equilíbrio psíquico, a maneira certa e segura de viver, e irá transpor todos os obstáculos. Mas se ela se deixar enfraquecer espiritualmente, deixar-se impressionar com os fatos em redor, hoje ou amanhã se tornará uma fracassada espiritualmente. Todavia, as que conhecem o Racionalismo Cristão, que frequentam suas Casas e ouvem o que nelas é dito, não fracassam, pois fortalecem seus espíritos, sabem reagir às adversidades.

Pensem bem e com elevação, não se preocupem em demasia, porque as preocupações quando demasiadas perturbam o espírito. Para que isso não aconteça, procurem ter vida metódica, ocupem-se com coisas úteis, e os maus pensamentos não virão tomar a mente. Bem guiar os pensamentos, agir com equilíbrio, sensatez, calma e inteligência conduzem ao sucesso. Queremos pessoas esclarecidas, que tenham tranquilidade espiritual, para resolverem seus problemas.


A vida não é um sonho
Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

A evolução espiritual ocorre em todos os habitantes do planeta-escola Terra de forma inexorável. Mas o amadurecimento espiritual é gradativo. As pessoas crescem em espiritualidade à medida que entendem as diferenças de comportamento que existem entre elas próprias ao perceberem que pensam e sentem de modo diverso umas das outras. Cada espírito encarnado neste mundo de escolaridade tem seu nível de progresso evolutivo. Sendo assim, deve haver compreensão mútua nos relacionamentos humanos. Muitos indivíduos acham que não conseguirão esse amadurecimento espiritual, pois sentem dificuldade para consegui-lo, ou porque não o entendem ou porque acham ser assunto que requer grande preparo intelectual.

O estudo da espiritualidade deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Procurem analisar o que trazem no âmago, para descobrir o porquê da forma como agem perante os problemas que se apresentam ou para saber por que têm tanta dificuldade em lidar com os desafios da vida. Algumas sentem muito medo quando precisam enfrentar suas agruras, a ponto de fugir delas cobrindo-se com a carapuça da covardia, nada querendo conhecer a respeito dos contratempos pelos quais passam ou se fazendo de desentendidas perante eles.

A vida é como se apresenta. Então, fica claro que não pode ser vivida como certas pessoas sonham. Os sonhos são construídos pela imaginação fértil, onde as ações movidas por vontade forte inexistem. Os sonhadores acham que o produto de seus devaneios deveria chegar às suas mãos com facilidade. Não teriam problemas a resolver se tudo conseguissem sem qualquer esforço. Mas o mundo real é bem diferente do universo fantasioso em que vivem. Aí se revoltam, se queixam da vida que levam. Mas a vida é assim, cheia de dificuldades, de grandes desafios a serem enfrentados e superados. As diferenças existentes entre as pessoas devem ser compreendidas e toleradas, porque não adianta apontar defeitos nos semelhantes se a pessoa não percebe que ela mesma tem imperfeições a corrigir.

Os seres humanos estão na Terra para evoluir, insistimos. Não há espírito encarnado neste mundo de escolaridade que seja superior ou inferior a outro. Todos têm problemas para solucionar, embora as dificuldades sejam bem pequenas para alguns enquanto para outros se mostrem tão grandes. E não adianta fugir dos obstáculos, porque eles se apresentam como desafios a serem vencidos sem covardia. Os indivíduos que se recusam a enfrentar as situações adversas que a vida lhes apresenta acomodam-se com um processo evolutivo que nada acrescenta à bagagem espiritual.

Reflitam sobre os assuntos abordados. Todos estão em pé de igualdade, têm as mesmas oportunidades, estão neste mundo para lapidar seus espíritos, enfrentando as lutas da vida real de cabeça erguida, muita força de vontade, para tudo vencer com galhardia.