leitura-de-outubro-de-2014

A necessidade da disciplina

Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão

As pessoas desgovernam o viver porque não têm disciplina. Maus hábitos criam raízes profundas e muitas se habituam a viver sem ordem. Onde não existe disciplina e método a vida está sempre dispersa: coisas a fazer ficam para o dia seguinte, nada é resolvido.

A disciplina é necessária nos lares, nas escolas, nas corporações, nas fábricas, na prestação de serviços, em qualquer lugar. Sem disciplina instala-se a desordem: as pessoas fazem o que querem e como bem entendem, à hora que desejam fazer.

Num ambiente desordenado, a produção é baixa, seja em que setor for, porque os indivíduos indisciplinados não terminam o que começam, fazem o que lhes dá na cabeça. Se tivessem disciplina a comandar seus atos fariam tudo melhor.

Quando dirigíamos o Racionalismo Cristão neste mundo, não gostávamos de indisciplina. Para nós, tudo era preestabelecido: tínhamos horários certos para as refeições e o descanso físico, para o atendimento ao público, para responder aos que nos dirigiam perguntas por cartas. Não admitíamos desculpas por desleixo ou esquecimento, pois a pessoa que tem organismo saudável e mente esclarecida
pode e deve ser disciplinada.

Como todos sabem, na Casa-Chefe e nas demais casas racionalistas cristãs exigíamos que houvesse disciplina, e dávamos exemplos. Alguns podem pensar: o espírito elogia-se? Não, não é autoelogio, pois nunca gostamos de elogios. O que estamos dizendo deve servir para que os indisciplinados mudem seu modo errado de proceder.

Há coisas tão importantes que tomariam outra feição, se fossem resolvidas dentro de correta disciplina. Os disciplinados são capazes de decidir por si mesmos as questões que surgem, de forma apropriada e no tempo certo.

Entendemos que homens e mulheres devem contrariar a si mesmos quando têm maus hábitos, para que desapareçam, criando ambientes de trabalho onde sintam vontade de bem produzir, para que bons resultados sejam alcançados com disciplina.

Sendo assim, prestem atenção ao que recomendamos. Revigorem o espírito através da disciplina, combatendo a preguiça e o desleixo. Disciplina é bom senso, e faz parte da vida dos que gostam de organização, dos que não gostam de deixar para amanhã o que podem fazer hoje. Façam tudo que for possível fazer com disciplina, para melhorar suas vidas, é o nosso conselho.


Benefícios a todos os assistentes

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

Os assistentes das reuniões públicas, quando entram nas casas racionalistas cristãs pela primeira vez, têm reações diferentes. Uns se surpreendem com a natureza dos trabalhos, com a nossa prática disciplinar, com as diferenças doutrinárias que observam em relação a outras filosofias, enquanto outros não compreendem muito bem os conceitos que são explanados pelos doutrinadores. Comparecem também às nossas Casas os que vêm por mera curiosidade e os estudiosos e pesquisadores do espiritualismo. Querem conhecer a Doutrina, pois leem sobre tudo que é de natureza transcendente. Muitos julgam-se grandes espiritualistas, mas nem sempre são.

Alguns assistentes são céticos com o que ouvem; outros se afinam imediatamente com os princípios doutrinários que explanamos. Isso se dá porque tudo ocorre a seu tempo. De acordo com o grau de evolução, cada um despertará por si só para a realidade espiritualista. Entretanto, todos sentem a paz espiritual proporcionada pela limpeza psíquica a que são submetidos, pois espíritos quedados na atmosfera fluídica da Terra, que porventura os acompanhem, são deles arrebatados pelas correntes fluídicas organizadas. São também beneficiados por fluidos emanados das Forças Superiores, atraídas pelos pensamentos valorosos de seres de boa vontade que integram o sistema espiritual de que fazem parte as nossas Casas e seu conglomerado de participantes: a plêiade do Astral Superior e os militantes do Racionalismo Cristão.

Os assistentes, portanto, são beneficiados, independentemente de crença religiosa ou política, de nível espiritual ou intelectual, de condição social ou financeira. Por serem parcelas da Inteligência Universal, todos são iguais e importantes para as Forças Superiores. Mas é preciso que saibam que a sensação de paz que sentem em nossas Casas pode ser reproduzida fora delas em todos os momentos, desde que eduquem os pensamentos, controlem as emoções, dominem os impulsos instintivos.

Esclareçam-se espiritualmente, saibam que ao pensar mal atraem o mal para si mesmos, que não existem perdões para as faltas cometidas, que maus pensamentos e procedimentos ruins afastam seus agentes dos objetivos espirituais, retardando a evolução. Consciência serena é conquista espiritual de quem consegue utilizar sua força de vontade para resistir aos vícios e voltar seu livre-arbítrio para a prática do bem.

Quando a pessoa se esclarece espiritualmente torna mais fácil o seu viver, pois entende que as dificuldades são coisas naturais da vida, fazem parte da trajetória evolutiva do espírito e devem ser encaradas sem desesperos, mas com valor e coragem, com tolerância e resignação, recolhendo dos reveses os ensinamentos que eles podem propiciar, através da autorreflexão, estudando as causas do que lhe ocorre. Se isso fizer com a mente aberta, sem ideias preconcebidas, com honestidade e humildade, verá que muito tem a aprender, a progredir, a aproveitar da vida, pois ensinamentos são dados a todo momento no viver cotidiano, na interação com pessoas dos mais diversos níveis de espiritualidade. Esse aprendizado é fundamental e propicia grande aproveitamento da estada neste mundo, que é muito curta quando se considera a trajetória evolutiva do espírito, que se dá em múltiplas existências. Tudo de bom que praticar ou aprender constituirá sua bagagem espiritual, pois o bem é qualidade que nunca se perde.
Sendo assim, não percam mais tempo. Estudem a espiritualidade, estudem as leis evolutivas que regem o Universo, esclareçam-se. Disciplinem o viver, exercitem o poder que possuem para educar os pensamentos e sentimentos, para vibrarem em consonância com as correntes positivas universais, protegendo-se das influências danosas de espíritos quedados na atmosfera fluídica da Terra. Irão ter a paz espiritual que tanto almejam.