O RC sacode as pessoas para que reajam

Conheço e leio os livros da filosofia racionalista cristã há mais de 20 anos, e uma questão que me pôs em dúvida foi a seguinte: a Filosofia, não poucas vezes, se utiliza de palavras duras e exige elevado nível comportamental de seus praticantes, como por exemplo raciocinar para qualquer coisa que se faça na vida, por mais insignificante que seja; disciplinar completamente a vida toda, tendo horas para tudo; ter apenas pensamentos bons. A questão é: para uma pessoa em estado de fraqueza, que esteja entrando em contato com essa Filosofia pela primeira vez e que, porventura, tenha um viver pontilhado de falhas e fraquezas, não pareceria inoportuno exigir uma carga tão grande de, digamos, perfeccionismo? Isso não desestimularia muitas pessoas que chegam fracas e precisando de palavras amigas, compreensivas, de tranquilidade (embora de uma palavra mais enérgica, incentivadora), para voltar à normalidade da vida?

 

Resposta
Prezado, o Racionalismo Cristão nada exige das pessoas, principalmente a perfeição, já que estarmos neste planeta-escola significa que ainda temos muito que aprender para atingir tal meta. A Filosofia explana seus ensinamentos respeitando o livre-arbítrio de cada um; ensinamentos esses que serão ou não seguidos pelas pessoas que chegam às nossas Casas, geralmente com grandes sofrimentos.

Aquelas que livremente se predispõem a segui-los, começam a entrar no caminho da recuperação ao ouvir palavras incentivadoras em orientações do Astral Superior que algumas vezes se revestem de energia necessária para o despertar, fazendo incutir fundo no âmago das pessoas a necessidade da reação, do enfrentamento e que não surtiriam o mesmo efeito se fossem revestidas de complacência.

Mas esse despertar depende muito de cada um, do seu grau de sensibilidade, de sua força de vontade em colocar em prática o que aprende, o que é sempre estimulado por essas orientações.

É de fundamental importância a prática da limpeza psíquica no lar e a disciplina no controle dos pensamentos e no viver, para repelir as correntes negativas que geralmente avassalam.

É essa a finalidade do Racionalismo Cristão, prezado: distribuir seus ensinamentos sem interferir no livre-arbítrio das pessoas, mas mostrar que podem recuperar-se quando se revestem de coragem, ânimo, força de vontade, atributos que muitas vezes estão adormecidos nas pessoas.