Respeito à vontade de cada um

Respeito à vontade de cada um
Antonio Cottas
Consolidador do Racionalismo Cristão
O Racionalismo Cristão prima pelo respeito ao livre-arbítrio das pessoas, prima, portanto, pelo respeito às ações e à vontade dos seres humanos. O Todo Universal é regido por leis evolutivas, que são naturais e imutáveis, e a elas todas as parcelas do Princípio Inteligente estão sujeitas. Sendo a evolução espiritual um processo lento e gradativo que implica inúmeras passagens do espírito pelo planeta-escola Terra, conclui-se que o progresso evolucional não dá saltos. Portanto, os fenômenos da encarnação e da desencarnação do espírito devem ser encarados como acontecimentos naturais na vida humana.
Assim como os aspectos educacionais e culturais de um agrupamento humano refletem seu padrão social, as pessoas que não conseguem suportar o falecimento de entes queridos mostram pouco esclarecimento espiritual e, de certo modo, o nível de evolução que já alcançaram.
A evolução do ser humano como espírito encarnado requer estudo disciplinado da espiritualidade e autoconhecimento. À medida que ganha maior convicção sobre a vida fora da matéria física, ele se conforma mais facilmente com a perda de parentes e amigos. Essa dificuldade vem para todos sem distinção, e deve ser encarada com valor, coragem e fronte erguida, pois representa oportunidade de maior evolução espiritual.
Sendo assim, o princípio fundamental da vida no Universo é a evolução. Para isso, é importante que o ser humano aprimore os atributos espirituais inatos. A força de vontade é fundamental para que não se deixe influenciar por atrativos da matéria física, não se deixe atrair por vícios, não se deixe envolver por comportamentos inadequados, como a mortificação no lugar da saudade.
Para tanto, é preciso que o ser humano tenha regras no viver: trabalhar, estudar, ter lazer moderado em atividades saudáveis são deveres obrigatórios e boas atitudes, pois nada acontece por acaso na vida. Sorte, azar, destino não existem. A qualidade boa ou ruim dos frutos que o indivíduo colhe resulta da boa ou má semeadura feita por ele, e nada mais.
Dessa forma, tenham bons pensamentos e sentimentos, sejam otimistas, evoluam percorrendo o caminho do bem, para terem o viver mais ameno junto aos entes amados. Morte só existe a do corpo humano, pois o espírito é imaterial, indestrutível e eterno. O amor espiritual sempre permanece, nunca se esvai com o apagar da vida física.