Ser racionalista

Como é ser racionalista cristão
Por mais que queiramos ver racionalistas cristãos pelo mundo, bem sabemos que eles não se fabricam, não são feitos em série, como os automóveis. É a própria pessoa que se transforma para melhor à medida que forja o caráter com os conhecimentos espiritualistas que aprende nas casas racionalistas cristãs e nos livros publicados por sua Casa-Chefe. Passa a ter pensamentos bem irradiados sempre voltados para a prática do bem e inquebrantável vontade de ajudar os seres humanos em geral.
Ser convicto racionalista cristão não é tão difícil, como algumas pessoas pensam. São os procedimentos cotidianos que irão mostrar se o indivíduo é ou não um real seguidor da Doutrina. Se ele for capaz de ter bons pensamentos, vontade forte e raciocínio lúcido, incapaz, portanto, de ser assediado pelo astral inferior, esse espírito encarnado, se ainda não era, transformou-se em autêntico racionalista cristão.
Quantos e quantos assistentes de reuniões públicas passaram pelas casas racionalistas cristãs e nada fizeram no sentido de se tornarem pessoas melhores! Perderam precioso tempo, porque provavelmente construíram um viver de muitos dissabores ao abrirem brechas na alma, permitindo que o astral inferior se instalasse. Certamente não irão deixar o rastro luminoso do esclarecimento espiritual, mas exemplos tristes, que ninguém deve seguir.
Não queremos para os seres humanos uma vida de contratempos. Queremos, sim, que as pessoas que procuram nossas Casas tornem-se racionalistas cristãs convictas, seguindo o exemplo de muitas outras que adotaram os princípios racionalistas cristãos no viver terreno e de outras mais que se dedicaram ou se dedicam com amor inexcedível à Doutrina como seus militantes. Nada é capaz de lhes quebrar a vontade de ver o Racionalismo Cristão progredir no esclarecimento espiritual da humanidade.
Falamos claramente para as pessoas que já têm um passado de muitos anos de convivência com o Racionalismo Cristão e, no entanto, parecem não estar convencidas dos benefícios espirituais contidos em seus princípios doutrinários. Passam por momentos difíceis porque falseiam os pés e dão passos errados na vida. Para as que fraquejam ora aqui, ora acolá, o Racionalismo Cristão recomenda a irradiação amiga da limpeza psíquica, a fim de que se recomponham espiritualmente com a assistência e os eflúvios do Astral Superior, e possam superar as dificuldades.
O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que ajuda os seres humanos a não se deixarem absorver pelas enganosas e precárias emoções relacionadas ao viver materializado. Devem forjar seu caráter na têmpera do esclarecimento espiritual que defendemos, divulgamos e praticamos nas casas racionalistas cristãs. Os falhos de caráter podem procurar nossas Casas, pois irão tornar-se pessoas que tudo levam de vencida, saem vitoriosas em seus empreendimentos e livres das ilusões terrenas.
Maria Cottas
Escritora