Em 22 de janeiro de 2025, terminada a reunião espiritualista na Filial Recife do Racionalismo Cristão, foi realizada solenidade comemorativa do aniversário dos 115 anos dessa filosofia espiritualista. De início, o dirigente-geral da Casa, Francisco Ivo de Oliveira, abriu espaço a oradores e convidou militantes quem quisesse fazer uso da palavra, e o militante Elenilson Ferreira do Nascimento fez breve discurso, falou que se sente honrado pois desde 1990 tem participado com assiduidade como militante das reuniões da filial Recife, tendo ao longo do tempo das reuniões presenciado algumas pessoas chegarem na Filial Recife com sinais de muito desequilíbrio psíquico, sendo todas bem atendidas pela forma atenciosa e eficiente para normalização necessária, onde recebem também conselhos e orientações vitais para corrigir a forma de pensar e agir, fazendo então cada um a sua parte e esforço para melhorar, possam então voltar a viver de forma normal e com os cuidados e orientações para evitar outros surtos perturbativos, sendo libertados gradativamente deste estado anormal na sequência das participações nas nossas reuniões. Nas nossas reuniões todos participantes são incentivados a fazer sempre uma análise reflexiva da vida que estão levando, para que as virtudes dos bons atributos espirituais sejam realçadas e possam ter destaque em família e na sociedade como todo. Agradeceu a presença todos participantes.
Em seguida, o presidente Francisco Ivo de Oliveira falou sobre o RC e a comemoração: “Falar sobre o aniversário de 115 anos do Racionalismo Cristão nos remete ao seu fundador, Luiz de Mattos, com sua percepção e inteligência de ter sido o codificador desta Filosofia. Ao pesquisar vamos encontrar o livro de autoria do escritor Galdino de Andrade em que são narrados os feitos de vida de Luiz de Mattos, desde a saga para fundar, em 1910, a filosofia Racionalismo Cristão. Luiz de Mattos era português de nascimento, e veio residir no Brasil.
Ainda jovem, Luiz de Mattos demonstrava ter extraordinária inteligência, com o raciocínio lúcido e larga visão da vida. Espírito altamente disciplinado! Na prática comercial era referência pela honestidade, na arte de negociar e empresarial era destaque, tendo sido grande exportador de café pelo Porto de Santos (SP), sendo muito bem considerado pelos fornecedores. Recebia o café em comissão dos fazendeiros, procurava vender por bom preço e logo prestava conta com seus fornecedores. Luiz de Mattos se impunha pela força da sua presença e elegância, desde jovem se vestia bem, era autodidata, gostava muito de ler, estudar, e era amante da natureza. Chefe de família exemplar, foi destaque como jornalista e na maçonaria.
Foi abolicionista fervoroso, participou, ainda muito jovem, dos entendimentos para criar um reduto para receber escravos fugidos, era o Quilombo do Jabaquara, que chegou a abrigar mil escravos fugidos e se localizava atrás do morro da Santa Casa de Misericórdia de Santos, tendo Luiz de Mattos doado boa soma de recursos para manter o complexo sistema do quilombo funcionando. Esteve sempre à frente do seu tempo e deixou para a humanidade esta joia chamada de Racionalismo Cristão. Nessa missão para educar e espiritualizar a humanidade teve o apoio de outro cidadão português do seu tempo chamado Luiz Thomaz, que era trabalhador incansável e fez fortuna com seu trabalho, deixando, ao partir para seu mundo espiritual, considerável soma de recursos financeiros para manutenção e projeção da Filosofia.
Outras pessoas, sensibilizadas pelo valor dos ensinamentos do Racionalismo Cristão entraram no circuito do crescimento e expansão da Filosofia. Aqui em Recife tivemos Gregório Alves Caldas liderando um grupo de 12 pessoas. Em 20 de março de 1935 iniciaram os trabalhos desta Casa, hoje Filial Recife do Racionalismo Cristão.
Todo o trabalho desta jornada em Recife só foi possível pela doação e trabalho presencial dos militantes. Muitos deles fizeram história de doação e participação, muitos não podem estar presentes fisicamente, no entanto devem estar de outra forma participando deste momento especial e festivo para a Filial Recife, onde todos são importantes, somos poucos e qualquer um que tenha que se afastar fará muita falta nos nossos trabalhos. Agradeço a atenção, desejo boa noite a todos e retorno em paz para seus lares.