4º Encontro das Crianças de Zero a 100 Anos em Cachoeiro

O Encontro das Crianças de 0 a 100 Anos, promoção da Filial Cachoeiro do Itapemirim (ES), chegou à quarta edição com festa na manhã de domingo, 13 de outubro de 2024, no Clube da Caixa Econômica, bairro Aeroporto.

O evento, que teve a participação de muitos adultos foi aberto pelo Coral Raios de Sol, formado por militantes da Filial, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro.

Seguiram-se apresentações musicais com orientação vocal da professora Aleomar Batista e interpretação de Maria Fernanda, com a participação de alunos do professor Roque Peixoto.

Numa adaptação da professora Aleomar Batista e participação dos alunos André, Murilo, Felipe, Mariana e Sophia, foi apresentada a peça teatral O urso rabugento e uma lição (tema extraído do jornal A Razão Criança Agosto/2023).

Após café da manhã e muita brincadeira, o dirigente-geral da Filial leu mensagem alusiva ao Dia das Crianças, em que se destaca: ‘‘Queridas crianças hoje é o seu dia! Que sua jornada seja sempre iluminada pelo brilho de seus sonhos e pela alegria de suas brincadeiras. O dia da criança é uma data especial para lembrar o quanto vocês são importantes e queridos. Que vocês cresçam com a certeza de que são amadas, apoiadas em todas as suas aventuras. Nunca devemos subestimar o poder de um sorriso de criança, pois “as crianças são a versão mais pura da alegria. Cada criança é uma história de amor, um presente da vida”.

Filip Carvalho leu texto sobre o Racionalismo Cristão, explicando que o objetivo principal dessa filosofia espiritualista é fortalecer não apenas o corpo físico, mas o espírito, esclarecendo os seres humanos por meio da espiritualidade que defende, divulga e pratica nas casas racionalistas cristãs em nível mundial. Seu foco é, portanto, a evolução espiritual em sua vida presente, sem preconceitos e dogmas.

São felizes as pessoas que sabem dar ao mundo exemplo de valor e honradez. E o interesse pelo bem-estar geral, o comportamento familiar, a preocupação constantemente voltada para a educação dos filhos, a disciplina e o amor ao trabalho são alguns desses exemplos. A moral social se define pelo grau de evolução espiritual, cada povo possui uma compreensão própria de vida, contudo, quanto mais se caminha, quando se avança no terreno da civilização, mais claras e fortes se evidenciam os preceitos da moral e da honra.  A educação dos seres humanos não se limita ao período da infância, em que mais atuam os pais. Preparadas para dirigir-se por si mesma, já adultos, devem ir recolhendo a maior quantidade de experiência que lhes for possível alcançar, por meio da observação e do testemunho das coisas que ocorrem ao redor ou de que tiverem tomado conhecimento. O ser humano passa por fases distintas, em cada uma delas poderá colher valiosos ensinamentos, essa fases são infância, mocidade, madureza e velhice, em todas elas temos deveres a cumprir, trabalho a realizar, obrigações a satisfazer.

Antonio Carlos de Carvalho agradeceu ao presidente Gilberto Silva e à representante regional Lucy Gonçalves da Costa pelo apoio e confiança no trabalho frente à Filial Cachoeiro, e a todos os participantes, amigos, familiares, simpatizantes e convidados, que muito nos honraram e abrilhantaram com as suas presenças, e convidou para o 5º encontro das crianças, em 2025.