“Esta é uma data especial para todos nós. Numa casa racionalista cristã abrigam-se os que trabalham para o bem da humanidade em atividades que esclarecem, fortalecem e espiritualizam. Neste ambiente acolhedor, unidos num só querer, irradiamos às Forças Superiores para beneficiar espiritualmente a todos que vêm a este recinto.”
Com essas palavras a sra. Maria Lúcia Costa da Rosa, dirigente-geral em exercício da Filial Nilópolis do Racionalismo Cristão, abriu a reunião cívico-espiritualista comemorativa do 80º aniversário de fundação da Casa, realizada em 14 de abril de 2024.
Referiu-se aos assistentes com suas presenças e estímulo, a fim de continuar neste trabalho de beneficiar a humanidade, parabenizou-os e lhes agradeceu a participação.
Em seguida, discursou Flávio Juliano Cunha Lima:
“Por mais que queiramos ser racionalistas cristãos pelo mundo, sabemos que eles não se fabricam, não são feitos em série como em máquinas. É o próprio ser humano que se transforma para melhor, na medida em que forja seu caráter com os conhecimentos espiritualistas que assimilam nas casas racionalistas cristãs e nos livros editados pela Sede Mundial”, disse.
Acrescentou Flávio Juliano Cunha Lima: “Passa-se a ter pensamentos bem irradiados sempre voltados para a prática do bem e inquebrantável vontade de ajudar os seres humanos em geral.”
Destacou o orador que “ser convicto racionalista cristão não é tão difícil como muitos pensam. São os procedimentos do dia a dia que irão mostrar se o ser humano é ou não um real seguidor da filosofia racionalista cristã. Se ele for capaz de ter pensamentos, vontade forte e raciocínio lúcido, e incapaz, portanto, de ser assediado por espíritos livres da matéria, ele, se ainda não era, transforma-se em autêntico racionalista cristão”.
E disse ainda: “Não queremos para os seres humanos uma vida de contratempos. Queremos, sim, que as pessoas que procuram nossas Casas tornem-se racionalistas cristãos convictos, seguindo o exemplo de muitas outras que adotaram os princípios racionalistas cristãos.
Falamos claramente para aqueles que já tem um passado de muitos anos de convivência e estão convencidos dos benefícios espirituais contidos em seus princípios filosóficos.
Todos devem forjar seu caráter na têmpera do esclarecimento espiritual que o Racionalismo Cristão defende e divulga através do jornal A Razão, Rádio A Razão e mídias sociais e nas reuniões públicas presenciais e a distância, nos grupos de estudos da Sede Mundial, nas filiais e correspondentes.”