RC recomenda que dos mortos só devemos lembrar os bons momentos

Meu esposo faleceu há quase três meses com câncer. Com sua morte ficaram vários questionamentos que tento entender e aceitar. Sei que tudo na vida é da vontade do Senhor. Porém, ao afirmar isso ficam as questões. Sabemos que Deus é amor, compaixão; por que então permitiu que meu esposo passasse por tamanho sofrimento, um homem bom, generoso, caridoso, ótimo filho, esposo, pai exemplar, cumpridor de seus deveres. Lutamos contra esse mal, acreditamos na cura pela fé, rogamos todos os dias ao Senhor o milagre da cura. Cadê Deus nessa hora? Deus é amor, cadê o amor Dele pelo meu esposo e por mim? Me ajude, não estou conseguindo superar o luto. Desde a morte dele minha vida é chorar, isolar-me, sinto dores físicas e na alma. Meu esposo seguia a filosofia racionalista cristã.

Resposta. Prezada, somos solidários com a sua dor pelo afastamento de seu marido. Usamos o termo “afastamento”, pois sabemos que o espírito não morre e, muitas vezes, fica preso aos acontecimentos terrenos em estado de perturbação, querendo interferir na vida dos seres humanos que alimentam o inconformismo e as lamentações, num estado permanente de tristeza, o que prejudica tanto o espírito que partiu, quanto aqueles que aqui permanecem dedicados a dar prosseguimento  a sua evolução, mas que, temos a certeza, não aconteceu com o seu marido que, como praticante dos ensinamentos do Racionalismo Cristão, soube elevar seus pensamentos numa irradiação amiga, nos minutos que antecederam ao falecimento, sendo conduzido ao seu campo de estágio espiritual.

Por isso, o Racionalismo Cristão, além de recomendar que do espírito que partiu lembremos somente os momentos de alegria, incentiva a prática da limpeza psíquica, metodologia que proporciona ao espírito retornar à sua dimensão estágio espiritual, e ao ser humano adquirir força para transformar sua dor em alegria, por ter a convicção de que seu ente querido só perdeu o corpo físico, que muito o ajudou em sua trajetória evolutiva, e que, embora com sofrimentos naturais deste mundo, atingiu seu objetivo evolutivo.

Procura, também, orientar sobre aquilo que somos, ou seja: espíritos em um processo evolutivo, sujeitos a múltiplas existências físicas, em um planeta que é uma escola, para desenvolver vários atributos espirituais como a inteligência, o raciocínio, a lógica, a vontade, o domínio próprio, a coragem e muitos outros; e submetidos a leis evolutivas como as de causa e efeito e de atração, esta última vinculada às vibrações dos nossos pensamentos.

O pensamento exerce força atrativa tanto para o bem quanto para o mal. Para o bem quando se associa à utilização dos atributos espirituais acima citados:  da inteligência, da vontade e do domínio próprio, que contribuem para evitar sofrimentos desnecessários na vida física atual e nas vindouras.

Por tudo que aqui foi exposto, sugerimos a você inteirar-se desses ensinamentos, que estão contidos nos livros Racionalismo Cristão, 45ª edição, e A vida fora da matéria, 24ª edição, para a sua reflexão, já que você começa a questionar, exercendo o seu poder de raciocínio, aquilo em que, de alguma forma, procuraram fazer você acreditar, e que seu marido nunca procurou contestar em respeito ao seu livre-arbítrio, mas que agora, se refletidos, poderão em muito amenizar a sua dor.

Trechos do livro essencial desta filosofia espiritualista que seu marido praticava e que provavelmente possuía em sua última edição (45ª); e que, se não possuir, poderá adquiri-lo no site livrariarc.net.

Além dos ensinamentos importantes contidos neste livro e no livro A vida fora da matéria, 24ª edição, esta filosofia recomenda também a prática diária da limpeza psíquica, que são vibrações de pensamentos direcionados à Forças Superiores – espíritos que não mais precisam de um corpo físico pois já venceram todas as etapas da evolução terrena – sem nenhuma conotação de pedido ou súplica, mas com a finalidade de encontrar em você a paz e  a força de que necessita para prosseguir  com coragem o seu caminho evolutivo, sem lamentações ou tristezas pelo afastamento de seu marido.

A forma de praticá-la no lar está especificada no site racionalismocristao.org/pt/atividades/limpeza-psíquica/. Outra maneira de adquirir esses conhecimentos e participar desta mesma limpeza psíquica coletivamente, é através das reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, inclusive através da internet.

Para participar dessas reuniões, sugerimos que envie um WhatsApp para +55 21 99722 7845 Você receberá um convite para a reunião mais próxima de sua região geográfica.

Existe também a opção de assistir pelo Youtube no computador, no tablet, ou celular, uma reunião à distância, com o presidente Gilberto Silva, às terças e quintas-feiras, às 16 horas, com respostas a reflexos selecionados nas reuniões presenciais da Sede Mundial; e às 20 horas, em forma de Conversa com o presidente, abordando temas sugeridos pelos assistentes, através do site youtube.com/c/racionalismocristao.