Filial volta a receber público em festa ao Dia da Espiritualidade

Com muita expectativa a comunidade racionalista cristã do Alto de Santo Antonio e arredores – Mindelo, São Vicente, Cabo Verde – aguardava a reunião cívico-espiritualista alusiva ao Dia da Espiritualidade, 26 de janeiro, depois do recesso iniciado em 18 de dezembro. A data foi instituída pela sede mundial do Racionalismo Cristão em 2005, no aniversário da filosofia racionalista cristã neste planeta, escrita na segunda década do século passado pelo Mestre da espiritualidade e benemérito Luiz de Mattos, figura humanitária que este mundo viu nascer em 3 de janeiro de 1860 no lugarejo de Chaves, Trás-os-Montes, norte de Portugal.

Devido à pandemia, a reunião cívico-espiritualista não teve assistência numerosa como tem acontecido nas efemérides anteriores alusivas à data, ainda assim foram tomados os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias locais.

A reunião cívica foi aberta com a leitura do discurso do dirigente-geral da Filial anfitriã e representante regional, Antero Filipe dos Santos. Ao término da reunião, o presidente anfitrião agradeceu ao público que compareceu a mais esse festejo de aniversário do Dia da Espiritualidade, realizado na cidade de Mindelo.

Antero Filipe dos Santos iniciou seu pronunciamento com uma saudação ao público, com destaque para os jovens da comunidade racionalista cristã de Alto de Santo Antonio e arredores, e explicou o motivo da comemoração:

O Dia da Espiritualidade acontece todos os anos a 26 de janeiro, data instituída pela sede mundial do Racionalismo Cristão em 2005, para assinalar o aniversário da fundação da filosofia racionalista cristã.

“Não nos cansamos de citar esta breve passagem e já o fizemos noutras ocasiões, referindo-nos ao Mestre da espiritualidade, Luiz de Mattos, quando iniciou os estudos para a implementação do Racionalismo Cristão e o escreveu.  

“Luiz de Mattos, fundador e escritor desta Filosofia, deixou este mundo fisico em 15 de Janeiro de 1926, aos 66 anos de idade, fato que ocorreu no Brasil, país que o acolheu, quando da emigração,  ainda muito jovem.  

Humanista simples, despreendido e defensor de causas justas, Luiz de Mattos possuía qualidades morais e espirituais superiores, que lhe valeram imenso prestígio e reconhecimento, permanecendo como um espírito altamente evoluído. 

Ateu na primeira fase da sua vida, só se interessou pelo espiritualismo aos 50 anos, e em pouco tempo estudou, escreveu e pôs em prática esta filosofia espititualista e esclarecedora sobre a finalidade da vida, esteada em princípios e fundamentos de que o Universo e tudo quanto nele existe são compostos por Força e Matéria, subordinadas às leis das multiplas existências, de atração e de causa e efeito,

A afluência nesta nova era da expansão do Racionalismo Cristão às reuniões públicas de limpeza psíquica, um dos instrumentos que dão visibilidade a esta nossa querida Filosofia, constitui um grande estímulo para a militância desta Casa, mormente quando ela está lotada, o que nos permite dizer que o Racionalismo Cristão ganhou maior projeção, confirmada através das mídias sociais divulgadas no seu site – www.racionalismocristao.org, o que atesta afirmar que essa visibilidade tem tido o seu impacto por trazer para essas reuniões maior número de assistentes, ávidos do esclarecimento sobre matéria de cariz espiritual, entre eles também estudiosos da espiritualidade, o que é para nós, militantes, motivo de muita satisfação.

Foi uma grande honra poder contar com a digníssima presença de vocês nesta Casa, neste ato histórico para o Racionalismo Cristão; estão aqui conosco comemorando esta data, neste dia memorável, que ficará gravado eternamente na nossa memória, apesar do momento de pandemia que assola o nosso pequeno país arquipélago nos últimos dias, com maior incidência nesta Ilha de São Vicente.

O nosso pedido neste momento vai no sentido de se vacinarem, sem qualquer tipo de receio e seguirem as recomendações dos serviços da saúde pública.

Honra ao Racionalismo Cristão! Honra ao seu fundador e escritor Luiz de Mattos! Honra a Antonio Cottas, Humberto Rodrigues e ao incansável e atual presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva! À militância desta Casa também o nosso apreço pela forma correta e empenhada como tem vindo a colaborar nas atividades espiritualistas aqui realizadas, o que se traduz num verdadeiro testemunho de zelo, dedicação e amor à causa racionalista cristã. Parabéns a todos!

Reportagem de Fernando Neves, militante da Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão.