Ninguém modifica o modo de viver alheio

Gostaria de um bom conselho, conforto para meu espírito. Eu me sinto triste por ver meus três irmãos em má situação. O primeiro é viciado em bebida alcoólica. Tem grandes habilidades, porque meu pai lhe ensinou tudo sobre sua profissão. É muito inteligente, mas bebe e fuma muito. Todo dinheiro que recebe vai para bebidas. Já viveu com três mulheres, todas o abandonaram. Nunca construiu nada, hoje mora com o filho de 30 anos, deficiente, que tem microcefalia. Meu irmão não trabalha, vive do benefício que o filho recebe do INSS. Ele tem 56 anos, está entregue ao vício, magro, debilitado, e não aceita conselho, no sentido de esclarecer-se com os ensinamentos do RC. Ele conhece a Filosofia.

O segundo irmão é muito trabalhador. Teve boas oportunidades, mas preferiu o trabalho braçal, trabalhou muito, carregou peso, gastou muito dinheiro, não guardou recursos para uma necessidade. Está doente, com problemas de coluna, não aguenta mais trabalhar, vive em situação muito difícil. Além do mais, tem vícios e a esposa é depressiva e fumante.

E o terceiro irmão é formado, tem empresa, trabalha muito, mas não consegue melhorar financeiramente. O único bem que tinha em seu nome foi tomado pelo banco, em virtude de dívidas de empréstimos. Mora de aluguel, nada mais possui.

Eu e minha irmã, aposentadas, vivemos muito preocupadas com a situação deles. Fazemos o que podemos para ajudá-los, mas não vemos progresso em suas vidas. Isto nos entristece. Que devemos fazer para conseguir que mudem enquanto há tempo?

Resposta: Prezada, lemos com atenção a situação que nos descreve a respeito da vida de seus irmãos. Conhecendo o RC, sabe que não temos condições de mudar as pessoas. Mudar a nós mesmos já é uma tarefa árdua. Por isso, qualquer alteração do estado atual em que vivem seus irmãos dependerá muito do desejo que mostrem para superar as dificuldades.

O que você pode fazer?

Em primeiro lugar, tentar mostrar-lhes que estão construindo um futuro sombrio para eles próprios. Em relação aos que já se entregam à bebida, como você não teve boa acolhida ao orientá-los a buscar bases para mudanças dentro das orientações explanadas pelo RC, tente estimulá-los a buscar ajuda. Há organizações que acolhem e orientam as pessoas sobre a melhor forma de vencer o vício.

Outra ajuda será irradiar por eles, buscando criar em seu entorno condições psíquicas para que aceitem mudanças. Pode fazer isso pensando neles antes de iniciar a limpeza psíquica, prática aconselhada pelo RC que você deve seguir com muita seriedade.

Sabe que, dominados pelo vício, têm poucas condições de livrarem-se do assédio da assistência astral que se utiliza deles como instrumento para alimentar os próprios vícios.

Caso não saiba como esse assédio se realiza, aconselhamos você a reler e estudar as obras essenciais da Filosofia que você já deve ter lido: Racionalismo Cristão, A vida fora da matéria e Prática do Racionalismo Cristão. Nelas encontrará orientações sobre como conduzir uma aproximação de seus irmãos para ajudá-los a se livrarem do vício. Sem esse primeiro passo, pouco há que se possa fazer.

Quanto ao seu irmão que tem empresa, será mais fácil orientá-lo para que retome os ensinamentos explanados pela filosofia espiritualista racionalista cristã que já conhece, esforçando-se para pôr em prática o que aprende. Pode também convidá-lo a participar das reuniões realizadas nas casas racionalistas cristãs.

Esperamos que nossas considerações possam ajudá-la a encontrar uma forma de orientar seus irmãos. Agindo assim, poderá dar conforto ao seu espírito por estar fazendo o que está ao seu alcance para ajudar os irmãos. Saiba que, envolvida pelo forte desejo de ajudar seus irmãos, terá assistência astral que a intuirá sobre como agir em cada caso.