O Correspondente Carolina (Maranhão) do Racionalismo Cristão comemorou, com reunião cívico-espiritualista, os 113 anos do Racionalismo Cristão e os 109 anos de sua inauguração.
A dirigente-geral do Correspondente, Maria Augusta de Medeiros Britto, em pronunciamento durante a reunião, afirmou que nossos espíritos estão sempre em busca da almejada evolução espiritual, orientados, eficazmente, pela nossa Filosofia, que nos ajuda a ultrapassar com equilíbrio e tranquilidade os revezes que se interpõem em nossa caminhada.
Durante a estada em planetas diversos como acontece agora no planeta Terra, procuremos viver com alegria, tentando sempre fazer o bem a nossos semelhantes, sem sequer absorver qualquer sentimento de ódio, inveja ou malquerença, para que nossos espíritos continuem em sua límpida trajetória evolutiva.
E exortou: “Vivamos pensando sempre em ajudar o próximo, dando a ele o que temos de amor e gratidão, na forma como nos ensinou Cristo, para que continuemos sempre no lado de quem dá e não no lado de quem pede.
Tenhamos em mente as palavras de Cristo para que nossos caminhos estejam sempre limpos e iluminados pelos espíritos diáfanos dos campos superiores da espiritualidade.”
O militante André Rubens Camacho Romeu advertiu: “Espiritualidade faz com que você olhe para dentro de si e consiga perceber com mais clareza aonde quer chegar, guiando-lhe em momentos de instabilidade e funcionalidade como um verdadeiro norteador. Para nós, racionalistas cristãos, os espíritos, depois de direcionados, devem ascender aos seus mundos de evolução, permitindo que sejam preparados para nova vida em corpo humano.
O objetivo principal do Racionalismo Cristão é fortalecer não apenas o corpo físico, mas o espírito, esclarecendo os seres humanos por meio da espiritualidade que difunde, divulga e pratica nas casas racionalistas cristãs em nível mundial.
Seu foco é, portanto, a evolução espiritual na vida presente, sem preconceitos e dogmas. É um manancial de ensinamentos já secular, com norteadores e práticas de conduta que orientam o ser humano para viver mais consciente, equilibrado e harmônico.
Outro militante da Casa, José Ribamar Braga Veloso, recomendou “que todos aqui presentes continuem firmes e coesos, unidos, dispostos para que se tenha a humanidade mais compreensiva com elevada moral e harmonia.
O Racionalismo Cristão é uma força construtiva que age em silêncio no turbilhão da vida para fortalecer as nossas iniciativas. Seu objetivo é melhorar as condições espirituais do mundo, elevar a humanidade a um novo estado de compreensão, instituir um padrão de vida condizente com a dignidade latente de todas as criaturas, valorizar o material humano através do esclarecimento da alma. Promover o despertar dos sentidos para a consumação criteriosa dos deveres individuais a incentivar a cultura das virtudes adormecidas. Com essa feição, torna-se o Racionalismo Cristão uma entidade unificadora de aperfeiçoamento do ser humano em toda escala de projeção terrena.