leitura-de-setembro-de-2014

Seu sucesso só depende de você

Luiz de Mattos
Codificador do Racionalismo Cristão

Caminha o Racionalismo Cristão há longos anos levando sua doutrina esclarecedora por toda parte. Quando bem assimilada, torna-se um farol a projetar luz nas trevas do desconhecimento espiritual. Já é tempo de a humanidade se esclarecer. A perturbação existente no mundo, porém, é muito grande, criando uma espécie de cegueira que impede a visão espiritualista da vida.

O pensamento tem valor considerável, quando bem irradiado. Ele é força saturada de poder, tanto para o bem quanto para o mal. A pessoa verdadeiramente esclarecida não se deixa abater pelos vendavais que surgem na vida. As tormentas morais que desabam sobre a existência humana são provocadas por pensamentos adversos, que se propagam através de ondas e formas, e, de acordo com as afinidades vibratórias, atraem miasmas de espíritos do astral inferior, que pululam pela atmosfera fluídica da Terra.

É necessário esclarecer a humanidade, para que saiba libertar-se de tudo quanto a pode prejudicar.

A doutrina racionalista cristã é fácil de entender. O êxito ou o fracasso dos seres humanos está subordinado ao bom ou mau uso do livre-arbítrio. Quem pensa bem o bem atrai. O contrário acontece aos que pensam mal: não imaginam o que os espera em futuras encarnações, a que extremos aflitivos poderão chegar em razão da intensidade das más ações que vierem praticar.

O Racionalismo Cristão é simples e grandioso, tem valor considerável na trajetória evolutiva dos seres, mas é preciso muita paciência e prudência, porque nem todos têm a compreensão nítida do que é espiritualidade. Por isso, aconselhamos que leiam devagar os livros doutrinários publicados, raciocinando bem sobre o que estudam, voltando atrás quando necessário. Esse estudo desanuvia a mente e leva à certeza de que a vida no planeta é árdua, trabalhosa, é dolorosa mesmo.

Quando os sofrimentos aparecem, mesmo os que não são causados pelo mau uso do livre-arbítrio, devem ser enfrentados sem esmorecimento, pois são desafios que engrandecem a alma ao serem vencidos com valor e coragem.

Para se compreender as diversas classes de espíritos encarnados basta observar os membros de uma família, pois há sempre diferenças entre eles: uns são mais caprichosos, outros mais desleixados, uns são pacatos, outros são intranquilos. Tudo isso o Racionalismo Cristão explica.
Caminhem com segurança, buscando progredir na vida pelo esforço de cada um. Essa luta é penosa, mas o trabalho é indispensável aos seres humanos, sendo de grande valor para a evolução do espírito, que veio a este mundo para evoluir com segurança pelo difícil caminho da vida.

Precisamos falar assim aos seres humanos, a fim de os fazer despertar para a realidade da vida, que é bem diferente da fantasia que o desconhecimento sobre os porquês do viver terreno lhes apresenta como verdade. Todos poderão viver com segurança e valor desde que o queiram. Para tanto, sempre lembramos que, ao ser feita a limpeza psíquica ou durante o sono restaurador, a vida anímica se refaz.

Aconselhamos, portanto, que tenham cuidado com a maneira de interpretar as coisas. Nada de precipitações, pois tudo vem a seu tempo, e o tempo é fator essencial na vida das pessoas. O que importa é saber valorizá-lo, porque perdendo tempo ficam para trás as que não lhe dão a devida importância.


A violência dissimulada

Humberto Rodrigues
Presidente Astral do Racionalismo Cristão

O ser humano deve respeitar a si mesmo, pois quem se respeita, respeita o próximo. Quantas pessoas lamentam a violência que vai pelo mundo, violência que grassa até nos lares! Ficam impressionadas com o que ouvem e leem na mídia a respeito das brutalidades cometidas, da falta de sensibilidade dos indivíduos em geral, que não se olham como seres fraternos.

Todavia, muitos indivíduos que tudo isso censuram não percebem que também praticam alguma forma de violência dentro do próprio lar ou do ambiente de trabalho. Não respeitam os companheiros de labuta quando a eles se dirigem com tom de voz alterado ou exigem dos familiares o que eles próprios não têm para dar. A esses incoerentes falta compreensão espiritual da vida.

Ninguém gosta de ser maltratado. Contudo, quantos indivíduos maltratam o próximo não só com palavras mas até com pensamentos, quando lhe dirigem vibrações mentais negativas! São pessoas carregadas de manias ou que se acham perseguidas. Sendo vítimas do próprio mundo em que vivem, também perseguem o semelhante com críticas, cultivam malquerenças, guardam rancores. Aquelas que se julgam superiores não conseguem desculpar as falhas que as demais pessoas cometem. Tanto umas quanto outras não acham que suas atitudes são formas desmedidas de proceder. Pensam que só existe violência quando há mortes ou acontecem grandes tragédias. No entanto, podem ser consideradas consequências de acontecimentos decorrentes do desrespeito, do descontrole, da crítica injusta, da falta de compreensão e de tolerância.

As pessoas devem olhar para dentro de si mesmas antes de julgar qualquer outra. Muitas crianças vão aos poucos gerando no íntimo sentimentos de revolta, incompreensão e falta de respeito pelo próximo ao observar nos lares pais que não se entendem nem se respeitam, que fazem uso do baixo calão, ignorando a presença dos filhos como se eles nada percebessem ou sentissem.

Quem quiser um mundo melhor, mais harmônico, pleno de amor fraternal, que comece a melhorar a si mesmo, reformulando sua conduta dentro de princípios espiritualistas como os recomendados pelo Racionalismo Cristão, para que de fato o respeito impere na sociedade mundial e haja maior compreensão e tolerância entre os povos.