Como me livrar da obsessão de gastar mais do que posso e ter paixão por sexualidade? Solicito dos caros amigos orientações para poder afastar estas correntes maléficas de minha vida. Não acredito nessas variedades de credos e religiões, pois as vejo envolvidas com políticas e uma grande vontade de ganhar dinheiro com suas doutrinações. Sei que vocês podem me orientar com sua forma espiritualista, e para tanto aguardo sua valiosa resposta.
Resposta: Prezado, todo ser humano está em um planeta de escolaridade envolvido em um processo evolutivo, sujeito a várias existências físicas, com a finalidade de desenvolver atributos espirituais, dentre os quais o domínio próprio. Submetem-se com isto a leis evolutivas, como as de causa e efeito e de atração, dependentes das vibrações dos próprios pensamentos e ao uso que fizer do seu livre-arbítrio.
Os pensamentos exercem força atrativa tanto para o bem quanto para o mal. Atuam na atração de forças benéficas favoráveis ao crescimento espiritual, quando vibrados no sentido de agir corretamente no cumprimento do dever. Promovem a atração de forças maléficas, quando mal direcionados, o que pode conduzir a pessoa ao desequilíbrio psíquico.
O espírito vem a este mundo para aperfeiçoar-se, dominar impulsos, tendências que possa trazer de outras existências físicas. Isso só pode ser conseguido com consciência de si mesmo, vontade e esforço próprio. Cabe a cada um no exercício de seu livre-arbítrio empreender esses esforços visando a dominar aquilo que lhe esteja incomodando ou lhe pareça incorreto. Não serão outras pessoas que lhe dirão aquilo que precisa fazer. É o próprio espírito que, com determinação e disciplina, decide modificar-se na luta contra maus hábitos e imperfeições.
Você mesmo reconhece ter um desequilíbrio psíquico; e também cabe a você entender esses ensinamentos e procurar viver uma vida metódica e disciplinada, para não se associar a campos vibracionais nefastos.
São esses os ensinamentos do Racionalismo Cristão, que acreditamos, esteja esforçando-se por seguir.