As pessoas em geral estão com uma visão muito ruim da vida atualmente, em razão da grande quantidade de notícias negativas ou mentirosas divulgadas pelos diversos meios de comunicação e pelas mídias sociais em âmbito mundial.
Constata-se uma enxurrada de informações sobre atos de violência pessoal ou coletiva, sobre tragédias naturais ou provocadas tanto por descuidos quanto por irresponsabilidades dos seres humanos, de relatos falsos para causar sensacionalismo sobre temas polêmicos ou levar intranquilidade às pessoas incautas. Infelizmente, essa triste realidade é agravada em muitos lugares mundo afora por falta de ensino escolar qualificado e condições eficazes de segurança e saúde públicas, entre outros significativos fatores que dificultam a percepção e a análise desses acontecimentos.
Os fatos apontados são quase sempre decorrentes de variados interesses, como, por exemplo, o das influências político-eleitorais e o dos ganhos publicitários, muitas vezes postos à frente do bem-estar das pessoas. É claro que elas querem manter-se informadas, saber o que ocorre ao redor do mundo, mas devem buscar informações em fontes confiáveis, sem jamais se ligarem emocionalmente a qualquer tipo de notícia, para que não vibrem pensamentos ou manifestem sentimentos negativos. E a revolta, o ressentimento e o medo isso mostram e só agravam as consequências dos fatos que leem e ouvem em razão da lei evolutiva de atração, que potencializa seus efeitos danosos.
Existem, porém, muitas coisas boas neste mundo, bastando apenas ligar-se a elas com interesse, o que a força da natureza mostra muito bem quando alguém está em contato com ela e sente o calor revigorante do Sol a irradiar a atmosfera terrestre e a todos os seres vivos que ela envolve, o que o canto dos pássaros confirma.
É preciso também enaltecer e divulgar as ações construtivas e solidárias voltadas para a prática do bem em favor dos semelhantes que necessitam de amparo, assim como para a preservação do meio ambiente com a proteção incondicional do solo, da flora e da fauna e para tantas outras iniciativas necessárias ao progresso material e ao crescimento espiritual da humanidade.
Portanto, existe muito trabalho de solidariedade a ser realizado por pessoas dispostas a gestos de desprendimento e renúncia em benefício do próximo. Para tanto, porém, é importante que tenham disciplina de pensamentos, que saibam pensar de maneira elevada a fim de terem boa assistência espiritual, como, também, manterem a necessária serenidade para enfrentarem e vencerem as dificuldades que sempre surgem no dia a dia, sem esquecerem de manter hábitos saudáveis no viver, sendo a alimentação nutritiva e a prática de atividades físicas exemplos significativos.
Não obstante todas essas recomendações, aconselhamos ainda o estudo reflexivo do livro Racionalismo Cristão em sua 46ª edição, pois o conhecimento da vida real é um processo contínuo de estudo e reflexão, para que possam conviver de forma adequada com tudo que é noticiado de bom e ruim em razão de interesses ora atendidos, ora contrariados, e, dessa forma, possam ter uma vida tranquila e cheia de realizações úteis e honestas.