Uma necessidade existencial

Sendo a vida marcada por um mecanismo de erros e acertos, repensar critérios e ajustar condutas segundo um movimento de aprimoramento consciente é uma necessidade existencial à qual ninguém se deve subtrair. Nesse contexto, procuraremos suscitar na presente reflexão o entendimento da importância de que o ser humano busque ampliar cada vez mais seu horizonte existencial, consciente de que se trata de uma tarefa que requer coragem e firmeza.

A existência humana não se resume, por assim dizer, a um percurso linear e presumível, mas é constantemente permeada por oscilações, questões complexas e desafios que englobam aspectos imponderáveis e imprevisíveis. Nessa lógica, é imprescindível que o ser humano dilate seu espectro de conhecimentos e possibilidades, o que é plenamente possível quando ele se abre ao estudo da espiritualidade proposta pelo Racionalismo Cristão, que transcende às habilidades cognitivas e o conduz ao reconhecimento de sua essência imaterial.

A pessoa que busca aprimorar-se e ampliar suas percepções deve começar por adotar uma postura de humildade, reconhecendo que as atitudes prepotentes e arrogantes produzem consequências desagradáveis e, sobretudo, degradantes. É imperioso reagir a tudo que deforma a dignidade humana e limita o horizonte de análise da realidade.

Muitos dizem que viver é lutar. Não discordamos de tal afirmação, principalmente quando ela é contextualizada. A vitória na vida pressupõe coragem, disposição, resistência, disciplina, renúncia e foco. Contudo, a vitória a que fazemos referência é a que o ser humano alcança sobre si mesmo, sobre suas tendências malsãs, sobre seus impulsos inadequados, enfim, sobre tudo que o impede de ampliar suas capacidades, talentos e atributos.

A vitória que conduz ao desenvolvimento espiritual se dá por meio do crescimento ético-moral que as experiências da vida nos proporcionam quando as compreendemos pelo prisma da espiritualidade. Não se trata, portanto, de uma questão de sorte, como pretendem alguns; muito menos é algo aleatório que dependa de condições misteriosas e incompreensíveis.

O êxito na vida surge essencialmente da formação ética do ser humano e da firme disposição deste em vivenciar princípios espiritualistas universais e imperecíveis, como são esses divulgados e defendidos pelo Racionalismo Cristão, que estimulam o autoconhecimento e, por conseguinte, o autodesenvolvimento.

Os conhecimentos trazidos a lume nesta reflexão têm uma dupla função: auxiliar as pessoas que buscam subsídios teóricos e práticos para ampliar a concepção sobre o sentido da vida e desestimular ideias e condutas fantasiosas que pretendem indicar caminhos fáceis para a resolução de problemas complexos. Amigos, o mergulho no oceano do conhecimento transcendente, pleno de autonomia, é uma excelente forma de nos tornarmos mais receptíveis à amplitude da realidade que nos envolve e, ao mesmo tempo, de nos mostrarmos imunes às inúmeras mistificações que marcam o mundo contemporâneo.