Siga sua vida e não se ligue no que pensam de você

Quando se começa a estudar, frequentar e pôr em prática os ensinamentos do RC, é normal algumas pessoas do convívio se afastarem ou até ficarem incomodadas com a nossa presença?

Resposta: Prezado, em primeiro lugar, aconselhamos você a não se preocupar com as reações de outras pessoas, pois as causas devem estar relacionadas com elas e não com você. Elas podem, por exemplo, ter motivos próprios que não se referem especificamente a sua pessoa.

Em segundo lugar, é conveniente que você analise quais as pessoas que estão afastando-se de você: são pessoas que você admira e quer mantê-las próximas de você? Ou você não faz questão de ser íntimo delas?

Em terceiro lugar, parece que você está com os olhos sempre voltados para a forma como agem as pessoas ao seu redor. Essa preocupação acaba por mantê-lo ligado ao modo de viver de outras pessoas, e, assim, acaba por desviá-lo de seus objetivos pessoais, ou seja, cumprir suas obrigações, estar em paz consigo mesmo e alcançar seu objetivo de evoluir espiritualmente.

Atribuir o modo de outras pessoas agirem com relação ao seu esforço para ampliar seus conhecimentos espiritualistas, o que está fazendo ao estudar as obras editadas pelo Racionalismo Cristão, frequentando as reuniões e pondo em prática o que assimila dos esclarecimentos que recebe, é mera suposição.

O que você deve realmente analisar é o seguinte: há alguma orientação que recebe nessa filosofia que é condenável ou que o deixa desconfortável? Ou seu desconforto nasce do que você imagina que as pessoas estão pensando de você? O que nos conduz ao ponto de partida: será que você não está pautando seu próprio viver pela opinião ou pela forma como outras pessoas vivem e pensam? Esse deve ser o ponto principal de suas reflexões.

Continue a ampliar seus conhecimentos sobre a vida espiritual, analise cada novo conhecimento que adquire e sinta a importância de cada consideração que é feita em relação a sua forma de viver.