Gostaria de uma luz no meu caminho. Tenho três filhos, um adolescente com TDAH e uma adolescente que não tem transtorno e um caçula com TEA. Ultimamente tenho passado por muitos perrengues com meu filho mais velho. Ele não quer ajudar em casa, só fica no celular, quando falo com ele, fica muito irritado, quase todo dia é uma briga, uma discussão e isso me deixa muito mal, não gosto de discutir e brigar, ele não me ouve, não me obedece, às vezes ele fica calmo, tranquilo, e às vezes fica explosivo do nada. Ele toma remédio controlado para o tratamento do TDAH, faz terapias; antes ele lia os livros do RC, hoje não quer mais ler, não quer fazer atividade física, falta às terapias; Estou muito preocupado. Quando chamamos a atenção dele para algo de errado que fez, fica agressivo, já não sei mais o que fazer. Ele fica muito calado, não fala com a gente se tem algo de errado, sei que muitas coisas são sintomas do TDAH, porém ele não se ajuda e não deixa que o ajudemos. Preciso de uma orientação. Desde já agradeço. “Vitória sem luta é triunfo sem Glória”. (Provérbio chinês).
Resposta: Prezado, é preciso que haja muita calma, paciência e harmonia no lar, que deverá estar limpo astralmente, para que seu filho esteja bem assistido pelas Forças Superiores. Daí a importância de cumprir corretamente a disciplina racionalista cristã inserida nas obras editadas pela sede mundial do Racionalismo Cristão, principalmente o livro Racionalismo Cristão, em sua edição mais recente. Para que você possa entender melhor o que se passa com seu filho, vamos transcrever alguns trechos de uma orientação de Roberto Dias Lopes:
“Os distúrbios psíquicos causam grandes dúvidas e preocupações aos seres humanos. De acordo com a ciência médica, é muito ampla a série de doenças mentais e, em razão de tanto, essa diversificação abrange grupos específicos da psiquiatria.”
“Contudo, segundo a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão, o ser humano é constituído de forma integral por espírito, corpo fluídico e corpo físico, sendo o espírito responsável por todas as manifestações de vida do corpo humano e exteriorizadas por meio de seus adequados órgãos, que não funcionam sem as vibrações espirituais que lhes são transmitidas mediante o corpo fluídico.”
“Por isso, existem pessoas com lesões no cérebro ou no sistema nervoso, seja por defeito congênito ou por sequela decorrente do nascimento do corpo físico, que impedem o espírito de expressar-se ou inter-relacionar-se normalmente, mesmo com aquelas pessoas mais íntimas ao redor. Em certos casos, esclarecemos, esse fato ocorre por necessidade evolutiva muito particular. Por outro lado, existem pessoas com graves distúrbios mentais em razão de má assistência astral.”
Talvez seu filho esteja no primeiro caso, e não no segundo, visto que em um lar onde é realizada a limpeza psíquica corretamente e haja entendimento e harmonia, o astral inferior não tem como penetrar.
Portanto, a família deve agir com resignação e resiliência, lutando sempre para ajustar o comportamento do seu filho às exigências do dia a dia, e nunca desistindo de vê-lo feliz e realizado. Igualmente importante é um acompanhamento médico especializado, como complemento ao tratamento psíquico.