Para que as pessoas compreendam a realidade da vida de forma ampla é necessário que estudem a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão em seus conceitos e princípios. Ao despertarem com esses ensinamentos para a vida real, revelam nos procedimentos que são espíritos em evolução de posse de um corpo físico a cada existência em um mundo de escolaridade como é a Terra, que estão sujeitas às transcendentes leis evolutivas que regem o Todo Universal, entre as quais duas delas muito importantes à saúde física e ao equilíbrio psíquico, que são a lei de atração e a lei de causa e efeito.
Com o passar do tempo, o estudioso atento do Racionalismo Cristão começa a perceber e sentir que está inserido em campos vibracionais e também sujeito às correntes positivas e negativas por eles formadas e que percorrem a atmosfera fluídica da Terra em todas as direções. De acordo com a lei de atração, essas correntes boas ou ruins influenciam o ser humano conforme os corretos ou incorretos pensamentos que vibra e sentimentos que demonstra em suas relações interpessoais.
Portanto, os conhecimentos proporcionados pela filosofia racionalista cristã facilitam o viver cotidiano das pessoas, porque lhes possibilita utilizar de forma adequada os naturais atributos e as faculdades espirituais que já desenvolveram ao longo de múltiplas existências, ao contrário daquelas que, ao ignorarem os fenômenos transcendentes da vida, correm o risco de cair nas armadilhas dos vícios físicos e morais, dos prazeres passageiros proporcionados pelo materialismo intenso, da cobiça e da ambição desmedidas, da corrupção resultante de busca desenfreada por um poder pessoal que se mostrará inútil, pois esses erros, infelizmente tão comuns, atrasam a evolução tendo em vista a lei de causa e efeito.
Logo, estudar a filosofia de vida do Racionalismo Cristão tem alcance individual e coletivo, notadamente o familiar. Os pais precisam estar preparados para dar aos filhos uma educação à altura das exigências da vida real. Sendo assim, têm a obrigação moral e indelegável de transmitir aos filhos os ensinamentos espiritualistas que aprenderam, aproveitando o dia a dia para lhes mostrar a importância da amizade, da lealdade e da honestidade nos relacionamentos humanos e dar bons exemplos nesse sentido.
É igualmente importante que os pais ensinem aos filhos, de forma simples e adequada ao entendimento de cada um, seja no íntimo das conversas familiares ou nos passeios e nas brincadeiras conjuntas em contato com a natureza, que a espiritualidade está em todas as coisas ao redor deles e, por isso, ela é muito importante na vida das pessoas, tanto nos pensamentos que vibram e nos sentimentos que demonstram quanto nas ações que praticam, pois irão agir dessa forma ao tomarem, no momento oportuno e conforme o nível de adiantamento espiritual já alcançado, o caminho evolutivo que percorrerão em suas vidas na idade adulta.