Não desperdicem as oportunidades de crescimento evolutivo do dia a dia

Os seres humanos devem ter objetivos construtivos e progressistas em suas vidas e se esforçar para os alcançar mediante vontade, disciplina e perseverança. Aqueles que não o fazem correm o risco de não resistir às atrações puramente materialistas deste mundo.

A humanidade está na Terra na condição de espíritos em evolução de posse de um corpo físico a cada vivência, obedecendo à lei evolutiva das múltiplas existências, mas a quase totalidade dos seres humanos no contexto mundial desconhece tal realidade de natureza transcendente. Essa imensa parte da humanidade desconhece também que o processo evolutivo não é apenas um conceito teórico bem distante das pessoas ou por elas inalcançável, mas ao contrário, pois a evolução está presente em todas as ações da vida cotidiana e, por isso, devem ser moralmente íntegras e honradas, bem como respeitosa, tolerante e compreensiva a maneira de tratarem os semelhantes.

São os pensamentos bem vibrados e os sentimentos elevados que devem impulsionar os seres humanos em suas aspirações e realizações, porque essas virtudes espirituais mostram a forma de encarar a vida, com suas alegrias e tristezas. As alegrias como resultado dos êxitos alcançados e as tristezas como consequências dos reveses por que passam, a serem enfrentados com serenidade e superados com firmeza e determinação.

As pessoas que estudam de modo reflexivo a espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão em seus conceitos e princípios, que incluem os ensinamentos adquiridos no acervo evolutivo guardado no subconsciente, compreendem os efeitos das transcendentes leis evolutivas, notadamente os da lei de atração e os da lei de causa e efeito no processo de evolução espiritual da humanidade.

Quem é espiritualmente esclarecido pelo Racionalismo Cristão aproveita muito melhor os ensinamentos que a própria vida proporciona no mundo de escolaridade que é a Terra, não esperando dos semelhantes o que eles não podem oferecer, pois cada ser humano que compõe o conjunto de bilhões de pessoas em evolução no planeta tem como limite de ação e alcance no que faz o que o respectivo nível de crescimento espiritual já alcançado possibilita. Logo, todos devem compreender as decepções que sempre surgem nas relações interpessoais e aprender a conviver com elas, não julgando ninguém por qualquer ato que pratique e nem tendo exagerado arrependimento por algo mal feito de modo inadvertido, mas entendendo esses fatos existenciais e eliminando da personalidade as atitudes erradas que são cometidas neste mundo de imperfeições humanas, a fim de que não sejam repetidas no futuro.

Portanto, fiquem atentos para não desperdiçarem as oportunidades de crescimento evolutivo que a vida cotidiana oferece utilizando os recursos espirituais que o Racionalismo Cristão indica a todos que estejam interessados em ter conduta correta e praticar o bem, assim como dispostos a valorizar as famílias, as amizades fraternais, as convivências harmônicas e as atividades honestas e produtivas, que proporcionam a paz de espírito de que as pessoas tanto precisam.