Processo evolutivo

Em nossos escritos, reiteradas vezes, temos afirmado que, quanto mais o ser humano se dedicar à ampliação de suas qualidades e faculdades e ao desenvolvimento de seus atributos espirituais, tanto melhor saberá agir diante dos casos concretos que a vida proporciona a todo instante, pois suas atitudes espelharão os conteúdos retos ditados por sua consciência lúcida, que tende a se aprimorar a cada desafio superado. Trata-se de um processo de ampliação de perspectivas e entendimentos, que, como tal, demanda esforço e tempo, sendo contínuo e ascendente. Por reunir tais características, pode ser denominado de processo evolutivo, e é sobre ele que falaremos na presente reflexão.

Os escritos e as palestras que produzimos visam, principalmente, o esclarecimento espiritual, que é o propulsor do processo evolutivo. Os conteúdos mencionados podem, em um primeiro momento, provocar reações antagônicas em determinadas pessoas ou grupos de pessoas, pois traduzem um modus vivendi que, em muitos aspectos, é diametralmente oposto à maneira de ser materializada e irresponsável, estimulada com vigor pelo materialismo contemporâneo em suas múltiplas formas de manipulação e alienação.

Cada vez que uma pessoa é tocada por uma mensagem espiritualista de alto valor ético-moral, como as que nos empenhamos em elaborar e divulgar, ocorre que, se ela for sincera e honesta consigo mesma, certamente fará uma revisão de sua trajetória de vida e de seus atos cotidianos. Essa reavaliação de condutas é, sem dúvida, o primeiro e mais importante passo rumo ao esclarecimento espiritual, que por seu turno, é o fundamento da saúde integral.

Jamais devemos nos furtar da responsabilidade de ser agentes do esclarecimento, promotores da espiritualidade. Sempre que possível – e em consonância com os princípios do Racionalismo Cristão, nossa filosofia de vida -, devemos não apenas vibrar pensamentos de valor em benefício da coletividade, mas também exteriorizar palavras fortalecedoras que acelerem o processo de aprimoramento em que todos, indistintamente, estamos inseridos.

A palavra lançada é semelhante à semente plena de potencialidades. Frutificará em momento oportuno. No que importa ao desenvolvimento espiritual do ser humano, há que ter em mente que o tempo é sempre um aliado, jamais um antagonista.

O tempo é um mestre que, por assim dizer, ajusta e coloca tudo em seus devidos lugares. Marco Aurélio, o grande filósofo e imperador, inicia o décimo livro de suas famosas Meditações nos seguintes termos: “Ah, minha alma, acredito que o tempo a fará apropriada, simples, singular, mais aberta e visível do que o corpo que a envolve. Um dia terás consciência de tua felicidade, cujo objetivo é o amor…”  Esse enunciado confirma nosso acerto e traduz, em uma linguagem tão poética quanto elegante, a ideia que defendemos de que a paciência e a esperança refletem sabedoria e estão na base do processo evolutivo.

A reflexão atenta, comedida e ativa sobre a importância e o valor do tempo, que é alimentada pela energia do pensamento ético e vigoroso, proporciona uma rápida e acertada tomada de decisões, sendo o veículo privilegiado do discernimento e da prudência.

As análises geradas nos parágrafos anteriores nos levam a concluir a máxima relevância deste tema. Sem dúvida, uma parte considerável da crise de identidade por que passa a sociedade atual se dá pela inobservância de uma premissa básica: a de que estamos inseridos em um processo de aprimoramento que demanda empenho para acertar e humildade para admitir e consertar os erros.

A consciência de estar em um processo marcado por um mecanismo de erros e acertos que se desdobra no tempo gera a capacidade de abertura a uma exigência absoluta de respeito ao ser humano. Tal consciência é capaz de transformar a mentalidade egoísta daqueles que, demasiadamente enamorados de si mesmos e dos bens que possuem, não têm o pudor de compreender o quanto são dependentes de seus semelhantes e quanto tempo perdem concentrando suas energias no que é efêmero e fugaz.

Se o autêntico entendimento do que representa o processo evolutivo dá paz e segurança, ninguém se iluda: é com muito empenho, paciência e humildade que ele se conquista, como nos ensina o Racionalismo Cristão.