Aprenda e vença

Os princípios defendidos pelo Racionalismo Cristão, que divulgamos, nos ensinam, por meio da racionalidade e da coerência, a substituir pensamentos sabotadores por pensamentos vigorosos e vitoriosos, a transformar sentimentos negativos em sentimentos salutares e harmônicos, a cultivar virtudes morais e a nos comprometer com a ética, a fim de elevarmos, dignificarmos e edificarmos a vida de maneira integral. Tais ações e atitudes nada aniquilam ou desqualificam senão os vícios, e precisamente por essa razão têm destacado valor e incontestável preferência.

De certa forma – e não por acaso –, o tema da presente reflexão e o conteúdo da introdução que acabamos de ler concentram no ser humano a responsabilidade por seu êxito na vida. Sim, é responsabilidade de cada um construir as bases da própria felicidade e das estabilidades material e psíquica. Para tanto, todos, indistintamente, dispõem de um conjunto de atributos e faculdades espirituais que, quando bem manejados e desenvolvidos, proporcionam a vitória sobre os vícios e os impulsos sabotadores – os maiores inimigos do ser humano.

Há que interpretar a expressão “vencer na vida” de forma ampla, por meio de critérios racionais e espiritualistas, de modo que a compreensão do que é ser bem-sucedido não deve se restringir ao sucesso material e à conquista de patrimônio, mas abranger o desenvolvimento da capacidade de harmonizar pensamentos nobres, elevados e benevolentes com comportamentos éticos e inspiradores.

Sabemos, a partir de nossos estudos através do Racionalismo Cristão, que o ser humano não tem condições de controlar os pensamentos e comportamentos alheios; contudo, tem o poder sobre si mesmo, e é controlando a qualidade dos próprios pensamentos e dos fundamentos dos atos que pratica que se põe no caminho do sucesso.

No trajeto de quem decidiu construir uma vida producente, ética e próspera, é fundamental, na vivência cotidiana, que sejam intransigentemente reverenciados os comportamentos e as atitudes que asseguram o predomínio dos princípios da espiritualidade, como o respeito às diferenças, a probidade, a solidariedade, a disciplina e o amor ao trabalho.

O ser humano que pretende ascender na vida jamais deve retirar da memória as lições colhidas dos eventuais insucessos por que passou. Deve antes rememorá-los, não para entristecer-se ou coisa que o valha, mas para consolidar o entendimento do que deve ser repetido e do que deve ser restaurado. A maturidade espiritual e emocional consiste em saber interpretar os fatos em seu contexto e de maneira equilibrada, sem supervalorizá-los ou desconsiderá-los.

Ao tratar dos aprendizados que conduzem à vitória, somos impelidos a reafirmar e reiterar a imensa importância dos pensamentos. “O ser humano é aquilo que pensa”, afirmaram e afirmam destacados sábios e pensadores. “Tua inteligência será idêntica àquilo que pensares frequentemente, em uma paridade entre as ideias que alimentas habitualmente e tua inteligência; com efeito, a alma se tinge das ideias”, apontou o grande imperador e filósofo romano Marco Aurélio. Nessa linha, devemos buscar incessantemente o esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão, pois é a lucidez de espírito que permite à pessoa pensar com discernimento, responsabilidade e vigor, brindando-lhe, enfim, com a independência crítica. O pensamento – ninguém o duvide –, além de anteceder todas as realizações, fornece a chave para a solução dos mais intrincados problemas e desafios.

Amigos, o objetivo principal da presente reflexão não se limita a expor considerações sobre os aprendizados que conduzem ao triunfo na vida: consiste, na verdade, em estimular as pessoas à prática cotidiana dos conteúdos ora analisados.

Vivemos uma época em que uma massa de seres humanos parece sucumbir ante a avalanche de dúvidas e incertezas que a oprime. Desse modo, queremos enfatizar que os princípios divulgados e defendidos pelo Racionalismo Cristão não têm um caráter prevalentemente acadêmico ou teórico, e sim prático e esclarecedor, que emancipa o ser humano e se insurge contra tudo que o degrada. Estamos certos de que os subsídios aqui fornecidos estimulam um estilo de vida que amplia aprendizados, robustece o caráter e conduz a pessoa à vitória, ao êxito, ao progresso e – o que é mais importante – ao crescimento espiritual.