Reunião cívico-espiritualista marca o 81º aniversário da Filial Nilópolis

Os 81 anos da fundação da Filial Nilópolis (RJ) do Racionalismo Cristão foram comemorados em 13 de abril de 2025, após reunião pública de limpeza psíquica, presentes assistentes e militantes de Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Sede Mundial. A dirigente-geral da Casa, Sra. Maria Lúcia Costa da Rosa, iniciou a solenidade manifestando satisfação e contentamento pela comemoração e destacou que ali se pratica a filosofia espiritualista implantada por Luiz de Mattos e Luiz Thomaz.

“Comemorar mais um aniversário é muito gratificante para todos nós, que vimos aqui para nos esclarecer, fortalecer e espiritualizar, aproveitando a grande oportunidade que nos é oferecida por esta filosofia de vida, para que saibamos conviver em harmonia com todos os nossos irmãos em essência, aprendendo a entender e aceitar as diferenças de comportamento, sem preconceitos de qualquer natureza e respeitando a todos”, afirmou a dirigente.

“Sabemos que por aqui passaram muitos colaboradores que deram suas contribuições, e a estes prestamos nossa homenagem. Agradecemos aos assistentes que, ao longo do tempo, aqui sempre estiveram, nos incentivando a prosseguir nessa jornada espiritualista em que servimos de apoio às Forças Superiores para promover a limpeza psíquica da atmosfera fluídica da Terra, proporcionando esclarecimento espiritual a todos que vêm buscar lenitivo de natureza psíquica”, acrescentou.

Disse, ainda: “Sabemos que nenhum dos que aqui se encontram está por acaso, mas porque comprometeram-se consigo mesmos a frequentar, estudar e pôr em prática esses ensinamentos. Estamos unidos em pensamentos e sentimentos, de mãos dadas para que possamos pôr em prática os princípios fortalecedores e compreender o que é a vida no seu aspecto amplo e espiritual.

Que estejamos sempre em condições de contribuir para a paz e que o mundo se torne mais fraterno e espiritualmente melhor.”

Em seguida, discursou o militante Flávio Juliano Cunha Lima.

Dando cumprimento ao que ficou instituído pela Sede Mundial do Racionalismo Cristão, realizamos reunião cívico-espiritualista nas datas de fundação de uma filial ou correspondente e quando este ascende a filial ou inaugura nova sede.

Bem sabemos que uma casa racionalista cristã surge por decisão de um grupo de pessoas abnegadas, desprendidas e comprometidas com a Grande Causa e em estudar e passar os ensinamentos daquilo que obtiverem aos seus semelhantes, como forma de gratidão. E nesta cidade, em 16 de abril de 1944, foi fundada esta filial, por esses cidadãos, sob a supervisão do consolidador da Filosofia, Antonio Cottas, à época presidente do Racionalismo Cristão, período em que foi fundado o maior número de Casas.

Aqui sou novato e grato a Defez Pereira, que, quando cheguei a esta filial, era o presidente e nos honra com sua presença, nos incentivando pelo exemplo de comprometimento com a espiritualização da humanidade. Esteve na direção desta filial por mais de 20 anos, e seu sucessor, Moysés Calixto, também mais de 20 anos na direção, mas, por motivo de força maior, não pôde estar presente hoje. Temos, então, mais de 40 anos de memórias vivas desta filial.

Relembramos que as casas racionalistas cristãs só existem se tiverem o elemento humano consciente de que o trabalho espiritualista transcende os limites de suas dependências, pois é de ação global.

Como foi na fundação do Racionalismo Cristão, e nesta filial não foi diferente, em meio à turbulência da Segunda Guerra Mundial, a Filosofia não freou sua consolidação, que beneficia a humanidade com sua limpeza astral, de que na época carecia, como ainda carece. E observamos que um ano após, em maio de 1945, se deu o fim da Segunda Guerra Mundial, na qual milhões de seres humanos foram dizimados por preconceito racial.

Tenham a certeza de que muitos benefícios são realizados pelas Forças Superiores através dos campos vibracionais formados nas casas racionalistas cristãs e pelas pessoas que praticam a limpeza psíquica em seus lares.

Após 35 anos da fundação da filial, que funcionava numa residência, foi inaugurada esta sede em que nos encontramos e, como incentivo, lembro trecho do discurso do Consolidador na inauguração da sede.

Antonio Cottas enalteceu a ação de Luiz de Mattos, como continuador da obra gigantesca do carpinteiro da Galileia, e do seu devotamento pela difusão de seus princípios filosóficos, para concitar os estudiosos do Racionalismo Cristão, em Nilópolis, a seguirem tão benéficos ensinamentos, nunca se afastando de seus postulados regeneradores.

Que estas palavras nos levem a refletir sobre a gigantesca obra que é a filosofia racionalista cristã no fortalecimento, esclarecimento e espiritualização da humanidade.