RC em Vitória (ES) festeja 97 anos e homenageia presidente emérito

A quase secular casa racionalista cristã em Vitória, Espírito Santo, comemorou em 28 de abril, 97 anos de sua fundação e homenageou com o Diploma de Membro Honorário do Racionalismo Cristão Wilion Boato, seu presidente emérito.

“Amigos e amigas, podemos comemorar e tecer algumas palavras neste dia memorável em nossa Filial, que completou aniversário em 25 de abril e homenageia um militante espiritualista que, aos 92 anos de idade, continua firme e forte, participando das reuniões nesta Casa”, afirmou Humberto Boato, dirigente-geral em exercício, dando início à parte cívica da reunião.

Em seguida Humberto Boato leu a carta da Sede Mundial, assinada pelo presidente Gilberto Silva, homologando a indicação do Dr. Wilion como Membro Honorário do Racionalismo Cristão.

 Citando Maria Cottas, Humberto disse: uma casa se faz de tijolos, de alvenaria, e um lar se faz de amor, respeito, cumplicidade. Igualmente, uma casa racionalista cristã se faz de paredes, cimento, areia e esquadrias, mas uma casa espiritualista precisa do capital humano, com sua renúncia muitas vezes, sua dedicação quase integral, seu amor à causa com convicção, seu comprometimento e respeito ao legado de Luiz de Mattos e acima de tudo com sua vontade de ajudar os semelhantes, que se sentam, às vezes completamente absortos, nas cadeiras do salão, em busca de uma palavra amiga. E Dr. Wilion, como é carinhosamente chamado, apresenta todos esses predicados e muitos mais, pois por mais de 80 anos tem colocado em prática na sua vida os princípios espiritualistas de nossa filosofia de vida, desde tenra idade, acompanhando mentalmente as irradiações proferidas por seu pai, até ser assistente, militante e dirigente-geral desta Filial, tornando-a um verdadeiro lar espiritualista.

Concluindo, o dirigente-geral em exercício relatou algumas datas históricas da Casa, como sua fundação em 1928, em Argolas, Vila Velha, e instalação da nova atual Sede, em 2001, na capital. Citou também o casal Benedita Maria e Luiz Antonio dos Santos, fundadores, e os militantes espiritualistas que, de forma geral, tiveram exaltadas suas performances à frente da Filial, até o presente dia.