Filial aberta por Luiz de Mattos em MG comemora o 105º aniversário

A Filial Varginha (Minas Gerais) comemorou com reunião cívico-espiritualista o 105º aniversário de sua fundação, ato presidido por Luiz de Mattos, “pessoa profundamente integrada aos movimentos espiritualistas da época”.

A inauguração pelo fundador do Racionalismo Cristão se deveu a uma articulação toda especial e ficou registrada na ata inaugural da filial, em 23 de maio de 1920, na qual consta a assinatura de Luiz de Mattos.

Da primeira reunião pública participaram Luiz de Mattos, Domingos de Barros Fernandes, presidente da Filial Três Corações (MG), José Lisboa de Paiva (primeiro presidente), médiuns e outros companheiros.

O próprio Luiz de Mattos assumiu a direção dos trabalhos da filial, então chamada de Centro Espírita  Verdadeiro Cristianismo. Assim teve início esta importante, tradicional e imponente filial, com o empenho pessoal do mestre Luiz de Mattos.

Esta Casa é muito especial e privilegiada, pois foi pensada, arquitetada e organizada pelo fundador desta filosofia espiritualista. Quantas Casas gostariam de ter sido conhecidas ou visitadas pelo mestre! Que momento histórico da espiritualidade e que honra para nós! Somos a continuação do sonho, a extensão e também a manutenção da implantação da filosofia do mestre Luiz de Mattos.

Em 11 de outubro de 1922 deixou a matéria física José Lisboa de Paiva e assumiu a presidência Mário Pires Veloso (segundo presidente). Em 6 de janeiro de 1929, foi realizada uma assembleia geral extraordinária para a eleição de novo presidente, sendo eleito Benjamim Eliseu. Em 8 de fevereiro de 1932, foi eleito João Guano Sobrinho; em 8 de junho de 1936, foi eleito Alfredo de Oliveira; em 20 de fevereiro foi eleito Manoel Pereira Martins; em 3 de maio de 1942, foi novamente eleito Manoel Pereira Martins. Nessa data, o nome da Filial era Centro Espírita Redentor – Filial Varginha.

Na reunião mensal de 23 de maio de 1987, foi relatado que o presidente Alfredo de Oliveira encontrava-se enfermo. A reunião mensal foi então presidida pela senhora Deusdedite de Paula Marinho.

Em 9 de julho de 1988, a reunião pública foi presidida por José Rodrigues da Silva, presidente da Filial Belo Horizonte e interventor da Casa-Chefe para o estado de Minas Gerais, com a missão de empossar Deusdedite como presidente interina, em colaboração com Alfredo de Oliveira. Em 14  de outubro de 1989 uma carta de José Rodrigues da Silva comunicou o falecimento de Alfredo Oliveira em 29 de setembro.

Em 105 anos a filial teve oito presidentes. Os seis primeiros exerceram a presidência no período de 22 anos. O sétimo, Alfredo Oliveira, permaneceu no cargo por 48 anos. A senhora Deusdedite de Paula Marinho, está no cargo há 38 anos.

Reconhecemos e agradecemos o esforço de todos os militantes que passaram por esta Filial desde o seu início. Esses baluartes pavimentaram e estruturaram o caminho que hoje percorremos com mais facilidade, segurança e conforto.

Parabéns à Filial pelos 105 anos de existência e gratidão àqueles que contribuíram para trazê-la para este momento.