Todo mal praticado em outra existência terá que ser pago

Frequento o Racionalismo Cristão desde a infância. Na reunião pública a distância de 14 de maio, ao responder uma pergunta Wilson Carnevalli explicou que nenhum espírito retorna à Terra para pagar dívida ou ter premiação. Gostaria de solicitar a ele que me tire uma dúvida sobre esse assunto. No caso de um terrorista ou traficante, como seria? Essa pessoa que já fez muito mal retornaria sem passar por nenhuma situação de sofrimento?

Resposta: Sua pergunta é muito oportuna. A questão é se uma pessoa que pratica algo extremamente danoso à sociedade sairá impune, não vai sofrer consequência. A reposta é: vai, claro, é a lei de causa e efeito, vai arcar com as consequências dos seus atos. A questão é se isto é um castigo, uma punição, uma penitência ou um processo de reeducação.


É sobre isto que quis abordar. O espírito vai buscar uma forma de aprender a lição, de se reeducar. O aprendizado nem sempre é agradável. Aprender uma lição pode ser muito doloroso. O sofrimento vem não pela punição, mas pela necessidade de aprender a lição. O espírito cometeu erros por falhas em seu caráter, ou seja, em um ou mais dos seus atributos espirituais que não estão desenvolvidos. Sendo assim o espírito vai buscar uma situação em que determinado atributo será muito necessário, exatamente o que ele não tem desenvolvido, e isto deve causar às vezes
muito sofrimento.

Usei a analogia do esporte, onde a exigência é ter coordenação motora que ele não tem e vai ter que adquirir. Este aprendizado é doloroso, sofrido, porque sem a coordenação vai acumular fracassos e sofrimentos até aprender.

A questão que o propósito não é pagar uma pena, como se fosse consequência de um julgamento, é ter que aprender por ser uma lei natural e imutável. Este espírito terá a ajuda de outros mais evoluídos.

Quando ficamos procurando as causas dos nossos sofrimentos nos distraímos e não percebemos quais são os atributos que precisamos desenvolver, sem reclamar, apenas trabalhando para evoluir.