Sou um jovem simpatizante do Racionalismo Cristão, que conheci através da minha avó, que já não se encontra neste plano, mas contínuo neste caminho. Ultimamente tenho andado muito embaixo emocionalmente, não consigo me disciplinar na limpeza psíquica na parte de manhã e somente a faço quando chego da universidade, às 22h30min., e entro no YouTube e vejo as reuniões online, porque não consigo assistir às reuniões públicas presenciais. Queria saber como faço para me libertar dos maus pensamentos e me disciplinar para que consiga fazer a limpeza psíquica diariamente sem interrupção e voltar a me fortalecer.
Resposta: Prezado, alguns atributos espirituais são determinantes para haver disciplina e bons pensamentos, daí convidá-lo a ler com atenção o capítulo 4 (Espírito e seus atributos) do livro Racionalismo Cristão, 46ª edição, onde você irá entender o valor da força de vontade e da determinação para expulsar da mente os pensamentos indesejáveis que o perturbam e prejudicam sua jornada terrena.
O medo, as indecisões e a insegurança contribuem decisivamente para o fracasso do ser humano, por isso tem que haver coragem e decisão no cotidiano para ultrapassar as dificuldades e adquirir paz, tranquilidade e o devido equilíbrio psíquico.
Quando você tiver dificuldade em livrar-se desses pensamentos, lembre-se, primeiramente, de que precisa manter a calma e postura otimista, e direcione seus pensamentos às correntes do bem, com confiança em si e nas Forças Superiores. Se você mantiver pensamentos firmes e positivos, naturalmente se afastará dos pensamentos negativos e poderá conectar-se aos campos superiores da espiritualidade.
Você afirma que não consegue disciplinar-se e, desta forma, não consegue fazer a limpeza psíquica pela manhã. Então, modifique seus hábitos, de maneira a haver tempo disponível para cumprir todas as suas obrigações espirituais, e assim, ficar apto para manter-se pronto para resolver todos os problemas materiais.
Reserve alguns momentos para ler as obras editadas pela sede mundial do Racionalismo Cristão, principalmente o citado livro já indicado. E nos momentos de grande apreensão leia a bela orientação de Luiz de Mattos, inserida no livro Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição, cujo início reproduzimos, para sua reflexão:
“Quando sentirem o ânimo fraquejar, quando perceberem que a vontade se abate e o desânimo tenta envolvê-los, elevem o pensamento, desprendam-se de tudo que possa perturbá-los e procurem, dentro de si mesmos, a serenidade, a paz e a conformação de que carecem, para enfrentar e suportar as vicissitudes da vida.”

