Crianças de 0 a 100, 5º ano de sucesso

A tradicional celebração do Dia das Crianças em Cachoeiro de Itapemirim ganhou brilho especial com a quinta edição da festa promovida pela filial local do Racionalismo Cristão. Realizado no domingo, 12 de outubro, no Clube da Caixa Econômica Federal, no bairro Aeroporto, o evento reuniu, literalmente, Crianças de 0 a 100 anos em uma confraternização que uniu musicalidade, espiritualidade e integração familiar.

O evento, que reforça o compromisso do Racionalismo Cristão com o desenvolvimento moral e intelectual das novas gerações, foi aberto por Antonio Carlos de Carvalho, dirigente-geral da Filial Cachoeiro de Itapemirim, que destacou a importância da família como base de proteção e orientação. Ao lado dele, o diretor secretário Filip Carvalho também participou da organização e condução das atividades.

Música e talento no palco. O Coral Raios de Sol iniciou as apresentações com a interpretação solene do Hino Nacional Brasileiro. O repertório seguiu com composições como Raios de Luz (obra composta em Cachoeiro por Antonio Carlos Carvalho, Aleomar Batista e Roque Peixoto), Monte Castelo e Tocando em Frente.

O projeto cultural do Racionalismo Cristão demonstrou seu trabalho com a apresentação das crianças, acompanhadas por Roque Peixoto (teclado e violão) e sob a regência da professora Aleomar Batista. Roque, cantor, compositor e professor de música, externou o prazer de fazer parte do projeto e destacou o cuidado com a segurança das crianças, sempre acompanhadas por monitoras durante as aulas.

Os pequenos artistas encantaram a plateia com canções de trilhas sonoras famosas e autorais, como:

● Quando você faz um desejo a uma estrela – Sophia Bittencourt Barbosa

Jacone

● Saber quem sou – Mariana Bitencourt Furlan Pessini

● Vejo enfim a luz brilhar – Maria Fernanda Soares

● Pra ir além – Murilo Bittencourt Furlan da Silva

● Sentimentos são – Bruna Fricks e Felipe Bittencourt de Melo

● O que eu quero mais é ser rei e Crianças de 0 a 100 – Maria Fernanda, Ana Luiza, Arthur Bittencourt Barbosa Perin e Lya Mara Soares

Criação de oportunidades. O projeto Crianças de 0 a 100 anos nasceu da percepção de Antonio Carlos sobre a necessidade de oferecer, junto aos professores, oportunidades de desenvolvimento sociocultural.

Através do Espaço da Filial Cachoeiro, são oferecidas aulas de canto, canto coral e violão para crianças, adolescentes e adultos. A iniciativa tem gerado frutos visíveis.

Ana Luiza Souza Oliveira, aluna do projeto, compartilhou sua felicidade e realização com o aprendizado musical.

Arthur Bitencourt de Barbosa Perim tem-se destacado no violão, demonstrando talento e criatividade. Mariana Bitencourt Furlan Pessini revelou estar realizando um sonho ao cantar, elogiando as aulas e destacando o quanto as músicas trazem boas memórias.

A mãe de Mariana, Aline Bitencourt Furlan, reforçou sua tranquilidade ao ver as crianças estudando e interagindo em um ambiente saudável e seguro. A militante Cilma Bitencourt Furlan também destacou a força que o Racionalismo Cristão tem em sua vida e como proporciona momentos edificantes como essa celebração.

Confraternização e encerramento.  Além da programação artística, os participantes desfrutaram de um café da manhã variado, distribuição de guloseimas como pipoca, algodão doce e picolés, além de brinquedos como pula-pula e tobogã. Brindes e sorteios também animaram o público.

A festa teve a presença de militantes espiritualistas de outros estados e cidades, amigos, familiares, convidados e simpatizantes dos ensinamentos racionalistas cristãos.

Denilson Alves da Cruz e Rosana Cristina Severiano Alves da Cruz, da Filial Vitória, elogiaram a organização e a programação cultural, destacando o trabalho brilhante realizado em Cachoeiro. Flavio Juliano Cunha Lima e Marilucia de Castro Lima, da Filial Nilópolis (RJ), também prestigiaram o evento, reconhecendo a dedicação de Antonio Carlos de Carvalho, sua família, militantes e voluntários na promoção do bem e da filosofia racionalista cristã.

O encerramento foi marcado por um momento simbólico: a foto oficial do encontro, reunindo o convidado mais experiente e a mais nova participante, ainda no colo da mãe — um retrato vivo do espírito de união e continuidade que permeia o projeto.

Reportagem publicada no jornal O Fato, de Cahoeiro de Itapemirim, que fez a cobertura do evento.