A presença de militantes espiritualistas de casas racionalistas cristãs dos quatro cantos do mundo garantiu o sucesso do 3º Congresso Mundial do Racionalismo Cristão, realizado em sua Sede Mundial, no Rio de Janeiro, nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2025. O detalhamento da programação do evento começou a ser definido no início do ano. As atividades previstas foram aprovadas pelos dirigentes da filosofia espiritualista com a convicção de que tudo daria certo. E não erraram.
À medida que se aproximava a data do congresso, os dirigentes-gerais das casas racionalistas cristãs iam recebendo informações sobre o evento e, certamente, as transmitindo a seus militantes espiritualistas e frequentadores.
Desde a chegada dos primeiros congressistas, antes mesmo de receberem sacolas com as credenciais, brindes e folhetos contendo orientações, era de se notar o deslumbramento dos que não conheciam o majestoso edifício da Sede Mundial e, menos ainda, a cidade, com seus monumentos naturais e ofertas de lazer, gastronomia e atividades culturais.
Terminado o congresso, novo documento da Sede Mundial relatava as atividades desenvolvidas no ano e assim se referia à mais importantes delas: “Foi com grande satisfação que os militantes espiritualistas da sede mundial do Racionalismo Cristão receberam amigas e amigos congressistas procedentes de diversos locais do Brasil e de países onde estão instaladas casas racionalistas cristãs, para participar do 3° Congresso Mundial do Racionalismo Cristão, todos unidos pelo mesmo ideal: fortalecer e engrandecer nossa filosofia de vida. Durante os três dias de convivência, os inscritos viveram um ambiente de bem-estar físico e espiritual, marcado por novas amizades e pela renovação de laços fraternos já antigos. Essa atmosfera de união mostrou que sentimentos e objetivos elevados tornam a convivência um poderoso meio de crescimento individual e coletivo.”
Ao ingressar no prédio, os congressistas eram recebidos por voluntários que os encaminhavam aos colaboradores encarregados de lhes entregar as credenciais. De posse do crachá que os identificava e os integrava ao numeroso grupo de inscritos, aguardaram por alguns minutos, acomodados nas poltronas do salão de reuniões, a instalação do Congresso, o que foi feito pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, que, ao lado da esposa, Iraci, deu as boas vindas aos participantes.
Na tarde do segundo dia do Congresso, foi abordado o tema Administração das casas racionalistas cristãs, tendo como base a publicação Manual do dirigente-geral, em sua primeira edição, enriquecida por observações atualizadas e alertas oportunos feitos pelo coordenador Wilson Carnevalli Filho e pelo presidente do Racionalismo Cristão, Gilberto Silva, sobre a condução administrativa das Casas.
Nesse mesmo período, o consultor jurídico da Sede Mundial, Adriano Custodio da Silva, apresentou breve, porém importante, exposição sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, oferecendo esclarecimentos indispensáveis ao uso correto e seguro das mídias sociais do Racionalismo Cristão. Suas orientações reforçaram a necessidade de responsabilidade ética e legal por parte dos dirigentes-gerais e demais diretores, assegurando a integridade das informações e a proteção dos dados pessoais sob os cuidados das casas racionalistas cristãs situadas no Brasil e, por extensão lógica e de bom senso, as das demais casas racionalistas cristãs.

