Nas dificuldades, erga a cabeça e tenha pensamentos saudáveis

Uma coisa não entendo bem, mas sinto que preciso compartilhar. Tenho 56 anos, sou formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, com MBA em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão de Projetos, além de diversos cursos e certificações. Falo inglês e espanhol de forma avançada e estou sempre me atualizando.

Estou compartilhando esse breve resumo da minha trajetória profissional porque, neste momento, minha maior angústia é a falta de oportunidades de emprego. Esse ciclo de desemprego tem sido muito doloroso, e essa fase é extremamente delicada para mim. Em 2023, fui desligado da minha penúltima empresa em abril. Consegui uma recolocação em janeiro de 2024, mas fui desligado novamente em julho de 2024. Confesso que a última experiência foi muito difícil, pois o ambiente era desgastante e tóxico. Meus líderes, dois diretores, eram desrespeitosos, arrogantes, e mal-educados a ponto de, em reuniões gerenciais, me dizerem “pega suas coisas e some daqui”.

Segurança do trabalho. Eu trabalho com segurança do trabalho, uma missão que envolve preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores. No entanto, esses diretores queriam que eu escondesse acidentes, maquiasse investigações e falsificasse treinamentos e certificações. Coisas que, sob nenhuma hipótese, faria.

O que mais me machuca é que, quando você está doente, pode se condicionar a melhorar, já que depende apenas de você. No caso de estar desempregado, não depende só de você. Eu me esforço para me atualizar, para entender como as inteligências artificiais funcionam na triagem de currículos, para fazer novas conexões, mas é como se, ao ser desligado, todas as pessoas ao meu redor desaparecessem, como se eu fosse apenas um número ou um cargo. As pessoas não conversam mais comigo.

Já passei por diversas entrevistas e, em cinco processos, cheguei à fase final. Em dois deles, estou aguardando os resultados, e nos outros, sempre me dizem que a decisão foi por uma “movimentação interna”. Cheguei à fase final de três processos seletivos, e a desculpa é sempre a mesma: “decidimos por uma movimentação interna”. Para mim, isso é uma mentira clara.

No início da minha trajetória profissional, por medo de errar e querendo fazer tudo certo, eu tinha uma personalidade um tanto inflexível. Ao longo dos anos, percebi esse defeito e me esforcei para mudar. Não entendo por que as pessoas não nos dão uma segunda chance. Estou cansado, tenho vontade de largar tudo, mas ir para onde? Por que tenho que viver? Faço tudo da melhor maneira possível e não consigo avançar.

Fui criado com muito amor e carinho pela minha mãe, que me deu tudo o que uma pessoa pode dar. Hoje, entendo perfeitamente a intenção dela, mas infelizmente o medo está enraizado em mim. Eu busco de todas as formas superá-lo, mas não consigo. Quanto mais leio, mais estudo, mais me conscientizo sobre como devo eliminar esse medo, mais difícil parece. Agora que estou desempregado, estou me dedicando ao máximo para me qualificar ainda mais, tanto técnica quanto comportamentalmente, mas não consigo um emprego.

Todos os dias, faço minhas meditações, leio os livros de Napoleon Hill e Dale Carnegie, mas não consigo entender por que esse ciclo se repete tanto comigo. Não estou pedindo para ganhar na loteria ou me aposentar. Não quero ficar à toa, apenas curtindo a vida. Quero trabalhar, ser útil, pôr meus conhecimentos a serviço para criar algo, ajudar pessoas, mas não consigo.

O que fazer?

Resposta: Prezado, quando se deseja algo correto, proveitoso, coerente com suas possibilidades, deve-se ter persistência, coragem e determinação para alcançar os objetivos planejados. Algumas pessoas trilham caminhos mais fáceis, outras percorrem caminhos mais difíceis, mas todas conseguem o que almejam, quando mantêm a vontade forte e os pensamentos firmes e otimistas.

 Elimine da sua mente qualquer pensamento negativo ou pessimista, para não se prejudicar e tornar o seu caminho mais difícil e espinhoso. Entenda que o sucesso ou o fracasso depende das decisões que tomamos no dia a dia, e por isso devemos refletir muito perante nossas escolhas. Procure afastar da sua mente qualquer sentimento de revolta, inveja, ressentimentos, pois lhe serão muito prejudiciais. Ao invés disso, mantenha bons sentimentos por qualquer pessoa, não desejando mal a ninguém, pois cada um é responsável por suas próprias ações.

 Portanto, ser feliz ou infeliz irá depender da maneira como você se comportar no dia a dia, na busca da paz interior, da calma, da paciência, da perseverança e da vontade inabalável de reverter essa situação, procurando analisar, com equilíbrio e tranquilidade, o momento presente e empenhando-se bravamente na busca de soluções inovadoras que lhe tragam realização profissional, mas nunca esquecendo-se de que o mais importante numa jornada terrena é a evolução espiritual, por ser a verdadeira razão de o ser humano existir.

Daí nossa intenção de mostrar-lhe, resumidamente, o que é o Racionalismo Cristão e sua notável contribuição para o esclarecimento espiritual da humanidade.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia espiritualista que trata da evolução do espírito. Explica, através da razão e do raciocínio, o que somos e o que fazemos neste mundo de escolaridade que é a Terra. Ensina que todos os atos de nossa vida decorrem do emprego do livre-arbítrio, faculdade espiritual controlada pelo pensamento, pelo raciocínio e pela vontade.

Superação dos obstáculos. Os estudiosos do Racionalismo Cristão aprendem a confiar em si mesmos, na sua capacidade moral e no poder da vontade para lutar e vencer. Sabem que são grandes os obstáculos que surgem, a cada passo, no caminho da vida, mas que poderão vencê-los com os recursos espirituais de que dispõem.

 Para fortalecer seu espírito e blindá-lo das investidas das correntes do mal, que proliferam pela atmosfera fluídica da Terra, sugerimos o cumprimento rigoroso da disciplina racionalista cristã além da prática diária da limpeza psíquica no lar.

Também recomendamos que frequente as reuniões públicas em uma casa racionalista cristã, onde os assistentes recebem orientações práticas e objetivas sobre a maneira de se conduzirem no dia a dia, e propicia elevado bem-estar a todos os presentes, por meio da limpeza psíquica realizada durante as atividades espirituais.

Para encontrar qualquer casa racionalista cristã, acesse o site www.racionalismocristao.org/pt/instituicao/casas.

 Erga a cabeça, mantenha o entusiasmo e a esperança por dias melhores, confie em si e nas Forças Superiores, cumpra a disciplina recomendada por esta Filosofia, principalmente a prática diária da limpeza psíquica no lar e o saudável hábito da leitura das obras racionalistas cristãs, e, caso possível, frequente as reuniões públicas em uma de nossas Casas.