Castigos, proteções e promessas são ilusões, criações humanas

O Racionalismo Cristão afirma que o espírito é uma emanação da Inteligência Universal e possui potenciais atributos a ela inerentes, devendo, portanto, ser desenvolvidos e aprimorados nas inúmeras existências em corpo humano na Terra, até adquirir os conhecimentos necessários à sua evolução neste planeta. Essa realidade espiritual causa certa confusão em alguns assistentes de reuniões públicas realizadas nas casas racionalistas cristãs, especialmente nos que participam delas pela primeira vez e nos ainda considerados iniciantes, embora já tenham algum grau de identificação com nossa filosofia espiritualista.

A dificuldade de entendimento mencionada prende-se ao fato de o ser humano, sendo uma emanação individualizada de algo perfeito como é a Inteligência Universal, mostre atitudes maldosas, cometa atos violentos, revele tanto desamor pelos semelhantes. As pessoas que despertam para espiritualidade não conseguem compreender de imediato como alguém honesto, íntegro e bom em sua essência passe por amarguras, sofra desilusões, injustiças e deslealdades, carregando no íntimo essas experiências negativas. Daí muita gente acreditar que está sendo castigada quando algo ruim lhes acontece, voltando-se, então, para os pedidos de proteção, os pagamentos de promessas, os juramentos de fidelidade a entidades divinas. São caminhos tortuosos da vida que os seres humanos escolhem percorrer. Ao despertarem para a espiritualidade, certamente irão seguir pela trajetória evolutiva retilínea que o Racionalismo Cristão indica.

Todavia, não se julga ninguém nas casas racionalistas cristãs. É preciso que as pessoas que as procuram compreendam que todos os seres humanos possuem imperfeições, registradas no corpo fluídico de cada um. Essas expressões de natureza fluídica mais densa precisam ser eliminadas do âmago. Mas para combatê-las é necessário compreender a atuação da transcendente lei evolutiva de causa e efeito, pois castigos, proteções ou promessas são ilusões humanas. O que de concreto existe são o uso do livre-arbítrio e a conscientização da força do pensamento no direcionamento da vida: se para as boas ou para as más escolhas e realizações. As imperfeições das pessoas precisam ser eliminadas do subconsciente desde tenra idade pela educação vista como processo de desenvolvimento físico e moral, a ser adotado por pais que observam as tendências dos filhos e lhes dão exemplos a serem seguidos para sempre. É necessário estimular a educação de crianças e jovens à luz da espiritualidade defendida pelo Racionalismo Cristão, para que se forme uma sociedade mais justa e solidária.