A arte de bem pensar

Uma das características mais marcantes do ser humano que reage proativamente e com êxito diante das adversidades e desafios que a vida não cessa de apresentar é sua capacidade de bem articular pensamentos e ações e de buscar rumos e soluções apoiados em uma faculdade lúcida de criar imagens positivas em sua mente. Em meio à dramaticidade e às especificidades que os tempos atuais reclamam, espera-se de cada um de nós atenção especial no que se refere à arte de bem pensar. É o que procuraremos analisar no transcurso dessa reflexão.

A capacidade de emitir pensamentos bons, revigorantes, salutares e solucionadores unida à ação em consonância com eles pressupõe disposição ao esclarecimento espiritual, bem como ao desenvolvimento constante e criterioso da sensibilidade – sim, da sensibilidade, pois é necessário perceber o sentido e o movimento das circunstâncias que estão ao redor, buscar-lhes o conteúdo e, a partir de tais percepções, criar mentalmente os quadros propícios para a solução dos problemas. É indissociável, portanto, o ato de bem pensar da habilidade de perceber as situações em sua essência espiritual. Há que desenvolver a capacidade de transcender, ou seja, de enxergar para além das aparências; sem ela, o pensamento não poderá atingir a plenitude de seu poder.

Defendemos um modo eficiente no que se refere à arte de bem pensar, que pode ser praticado por todos, indistintamente, e se caracteriza por disciplina, estratégia e nitidez. Ao contrário dos pensamentos superficiais propostos por grupos de autoajuda, que pretendem “animar ou empolgar pessoas”, a arte de bem pensar, a nosso ver, deve se dirigir ao centro da atenção de cada um e se tornar uma constante na vida da pessoa. Ora, para atingir tal êxito, o estilo precisa transmitir a disciplina e a clareza das ideias ao ato de pensar. Não nos esqueçamos: a arte de bem pensar é salvaguarda da estabilidade emocional, manutenção da saúde psíquica, tutela do equilíbrio interior e compromisso de preservação da capacidade de superação e autoaperfeiçoamento.

Cada pessoa reage aos fatos com os quais toma conhecimento de acordo com sua capacidade interpretativa e seu modo de ser; cada pessoa elabora pensamentos segundo suas peculiaridades e comportamentos. Todavia, independentemente das circunstâncias e de sua bagagem interna, o ser humano deverá estabelecer uma estratégia pessoal para sempre manter sadia sua capacidade de pensar, pois é a partir do pensamento que cada um constrói a realidade imediata.

Pode a pessoa possuir um temperamento inovador, estar sempre atenta às novidades e, a cada desafio que surge, pensar novas formas de superação; pode o ser humano ser conservador, afeito à estabilização e se deter analisando pormenorizadamente soluções antigas que, de forma eventual, sejam reapresentadas. Não importa. O que é relevante é pensar com convicção, com a certeza íntima de que, pelo pensamento, alteram-se positivamente as situações desagradáveis, principalmente quando se é detentor de esclarecimento espiritual proporcionado pelo Racionalismo Cristão, suficiente para saber que os desafios da vida são, em última análise, grandes oportunidades de amadurecimento ético, moral e espiritual.

Há que reconhecer, quando analisamos a arte de bem pensar, o alto valor da criatividade, que deve ser constantemente estimulada. Por isso, como consequência da ênfase à imitação ou mesmo cópia de modelos e padrões impostos pelas mídias modernas, alguns indivíduos menos afeitos ao autoconhecimento e ao estudo da espiritualidade vêm bloqueando cada vez mais em si a criatividade, pondo-se em estado de ascendente alienação, desenvolvendo estilos de vida profundamente patéticos e desprezando as soluções que trazem dentro de si.

O papel do esclarecimento espiritual obtido com a leitura das obras editadas pela sede mundial do Racionalismo Cristão, do conhecimento e da busca pelo burilamento do caráter são ingredientes impreteríveis na elaboração e emissão de benfazejos pensamentos. Pensar bem é saber escolher, é saber discernir – o que requer disciplina e ampliação da consciência, virtudes que a todo momento exaltamos e divulgamos. Com certeza, a vida, hoje, individual e coletiva, requer um repertório de soluções que são inalcançáveis se não valorizamos a arte de bem pensar, razão pela qual voltamos a esse importantíssimo assunto na presente reflexão e voltaremos a ele inúmeras outras vezes, afinal a repetição é a mãe do estudo.