A felicidade está nas pequenas coisas do dia a dia

A humanidade evolui a olhos vistos. Muitas pessoas podem achar que não é bem assim ao verem tantas maldades e coisas ruins acontecendo mundo afora. Mas podemos afirmar de forma segura que, de maneira geral, os seres humanos progridem continuadamente em todos os sentidos.

Os acontecimentos muitas vezes não mostram a realidade em sua plenitude. É necessário que as pessoas observem os fatos que ocorrem no cotidiano com bastante atenção e cuidado. E esse modo de ver a vida pode ser aprendido com o estudo da espiritualidade.

Então, perguntamos: como é possível entender o significado da espiritualidade no viver? Estudando o Racionalismo Cristão, uma filosofia de vida, respondemos com absoluta certeza. O aprendizado obtido faz com que os estudiosos do espiritualismo defendido pela filosofia racionalista cristã em vários livros publicados passem a ver o mundo com os olhos da alma, sempre voltados para o fim principal da existência que é a evolução espiritual.

Se todos querem ser felizes, onde encontrar a felicidade à luz da espiritualidade, em um mundo tão agressivo e intolerante? O Racionalismo Cristão afirma que a felicidade nada mais é do que uma pessoa ter a consciência tranquila em razão dos deveres bem cumpridos por ela. Logo, a felicidade pode ser conquistada a cada instante por qualquer ser humano.

Se existe gente infeliz, é lógico que também existe alguma razão para esse estado de ânimo negativo. A maioria das pessoas não sabe que a conquista da felicidade é muito simples, pois ela está nas pequenas coisas do dia a dia que valorizam o caráter, os valores que acompanham o espírito em sua eterna trajetória evolutiva, e não na busca incessante pela posse de bens materiais, que ficam neste plano físico no final da existência.

Essa realidade mostra o grande contraste de riqueza e de pobreza, tanto material quanto espiritual, que se observa no mundo: nações ricas e nações pobres, fartura e carência, economia e esbanjamento nas sociedades organizadas. Tudo é um aprendizado que os diferentes graus de evolução dos seres humanos revelam aos estudiosos da espiritualidade.

Com a fundação do Racionalismo Cristão em 26 de janeiro de 1910, seu autor, Luiz de Mattos, deixou um legado espiritualista do mais alto valor para a humanidade, ou seja, um roteiro para o viver seguro das pessoas na Terra mediante conceitos e princípios a serem postos em prática mediante estudo, raciocínio, disciplina e trabalho.

Consideramos os comentários feitos muito oportunos para as pessoas que participam das reuniões públicas das casas racionalistas cristãs em âmbito mundial, no sentido de se fortalecerem, esclarecerem e espiritualizarem, sobretudo para aquelas que recorrem ao Racionalismo Cristão a fim de encontrar a felicidade que procuram.

Sendo assim, é importante que todos sigam pelo caminho reto e objetivo da evolução espiritual que o Racionalismo Cristão indica. Mas, para tanto, sugerimos que estudem de forma reflexiva a filosofia racionalista cristã e ponham em prática a disciplina por ela recomendada no dia a dia de suas vidas.