A felicidade existe?

O grupo OS JOVENS E SUAS IDEIAS, inaugurado em 27de abril de 2024, apresenta seu primeiro trabalho: estudo e debates sobre o tema A felicidade existe? O grupo se formou na Filial São Gonçalo (Rio de Janeiro) do Racionalismo Cristão.

A felicidade é um estado espiritual, não se compra e nem se vende, uma vez que depende de cada pessoa. Assim, neste mundo de escolaridade, que é a Terra, a felicidade é relativa.  Logo, a espiritualização do ser humano é diretamente proporcional ao aumento da sua felicidade.

Jefferson de Oliveira da Silva

A felicidade é algo muito pessoal, pode variar de pessoa para pessoa. Acumular bens materiais pode trazer sensação de segurança, conforto e estabilidade para algumas pessoas, mas para outras a verdadeira felicidade pode vir de experiências e propósito na vida. É importante lembrar que a felicidade não está necessariamente ligada à quantidade de bens materiais que uma pessoa possui, mas sim à satisfação pessoal, ao bem-estar e principalmente o emocional.

Leandra dos Santos de Almeida e Luany dos Santos de Almeida

Para Aristóteles, por exemplo, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos.  O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem ao contrário.

Raquel da Silva Costa

Por entre as degenerescências humanas, desenvolve-se sinuosa, ampla, iluminada, a estrada da felicidade. É preciso, porém,  encontrá-la, saber como descobri-la. Não é cultuando o materialismo escravizador que se há de chegar a desvendá-la. Ela está no interior de cada um, perfeita, intacta, pronta a servir de acesso aos mais altos cumes da gloriosa jornada.

Eduarda Mendes da Conceição Gomes

Estudos mostram que a exposição à natureza diminui os sintomas de ansiedade e depressão, proporcionando sensação de calma e tranquilidade. Mas, além dos benefícios fisiológicos, a natureza pode auxiliar também no quesito espiritual: “A Terra, os demais planetas, as galáxias que rolam no firmamento são mantidos pela Força, que é o Grande Foco, a Luz Astral, ou Inteligência Universal, da qual somos emanações.” (Cantarelli, 2003)

Natasha de Oliveira da Silva

Concluímos, então, meus amigos, que a felicidade é muito mais complexa do que imaginamos, porém é possível alcançá-la. E sabemos que ela está dentro de cada um e exige espiritualização para conquistá-la. Não obstante, o ser que se reconhece como Força e Matéria transcende no entendimento da vida, compreendendo o porque dos acontecimentos na Terra e, automaticamente, põe sua vontade em prática; passa a viver uma vida mais simples, sem ambições desmedidas, com amor ao seu semelhante; sabe pensar, sabe conduzir-se; olha para o seu semelhante como se estivesse olhando para si mesmo; tem humildade, tem boa conduta no seu viver, e ,portanto, passa a ser mais feliz; e evolui mais rápido, trazendo mais luz para seu espírito.

 Jefferson de Oliveira da Silva