A melhor formação dos filhos

Quando duas pessoas unem-se para formar um núcleo familiar em suas atuais diversas composições assumem elevada responsabilidade entre si. A vida no planeta-escola Terra é de recíproca relação, mas é em família que seus integrantes vivenciam as grandes experiências que o amor puro e verdadeiro encerra, cultivando o afeto, a compreensão e a harmonia, exercitando a renúncia e a solidariedade.

Com a chegada dos filhos, sejam eles naturais ou adotados, é hora de os educar à luz da espiritualidade que o Racionalismo Cristão defende e sugere às pessoas como filosofia de vida. Ao observarem atentamente a boa conduta dos pais e seus exemplos marcantes, ao serem envolvidos pelo respeito e o diálogo construtivo que impera no ambiente familiar, os filhos certamente terão excelente educação moral e preparo intelectual. Mas cabe à indelegável obrigação dos que se responsabilizam pela formação da personalidade das crianças e dos jovens a observação atenta de sua índole, do que trazem no âmago de outras existências, para que o caráter seja forjado nos ditames de um comportamento íntegro, que sempre é e será por todos admirado e respeitado.

As famílias em suas diferentes conformações são unidades básicas das sociedades bem constituídas, desde que no lar prevaleça o equilíbrio psíquico dos cônjuges, para que esse ambiente de harmonia possibilite a saudável criação de crianças e jovens. Na fase madura, certamente serão cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, pessoas autoconfiantes e serenas, prontas para produzir, com seu trabalho honrado e competente, coisas construtivas nos diversos ramos de atividades e contribuir para um mundo mais fraterno e melhor, cumprindo no plano físico uma das missões que, entre tantas outras, todo espírito planeja em seu mundo de estágio no campo astral.

Portanto, é importante olhar com atenção e zelo o núcleo familiar, não se descuidando das obrigações a ele inerentes. Luiz de Mattos escreveu a filosofia racionalista cristã para auxiliar os seres humanos a se conduzirem na vida com bom aproveitamento, desenvolvendo o tema família e educação de filhos em um capítulo específico do livro Racionalismo Cristão. Vale a pena ler seu conteúdo espiritual esclarecedor.