A satisfatória consequência do bom humor no ambiente de trabalho

O grupo Os jovens e suas ideias, formado na Filial São Gonçalo (RJ) do Racionalismo Cristão, discutiu o tema Bom humor e ambiente de trabalho, e chegou às seguintes conclusões:

Compreendemos que o trabalho, realizado com bom humor, tem íntima relação com a espiritualidade e diz respeito a toda a humanidade. Pode-se dizer que o trabalho, quando bem feito e aliado ao bom humor, fortalece o espírito, traz satisfação, contentamento. O trabalho desperta em nós a noção dos deveres, pois permite o desenvolvimento dos atributos espirituais, como, por exemplo, a força de vontade, o raciocínio, a inteligência e a percepção, entre outros. Nele se adquire experiência, disciplina e responsabilidade. Desta forma, todo trabalho tem sua equivalência, sua importância. Logo, é preciso ter amor ao que se faz, por ele ser um gerador de virtudes que leva ao desenvolvimento da espiritualidade.

Natasha de Oliveira da Silva

O bom humor no trabalho favorece as relações interpessoais, facilita a integração, gera sentimento de pertencimento, ameniza o estresse, reduz resistências e conecta as pessoas. Tudo isso é capaz de melhorar o clima organizacional e a produtividade da equipe. Por esse motivo, é importante saber o momento de se desligar e relaxar para que não sejamos afetados pelos problemas alheios. Ao sair do trabalho, devemos fazer coisas que distraiam a mente e ajudem a descarregar a tensão. Deve-se procurar atividades prazerosas e recarregar a energia para o dia seguinte.

Leandra dos Santos de Almeida

Quando se pensa em ambiente de trabalho, o bom humor pode tornar o local mais leve e mais relaxado. Ele ajuda, pois, a deixar o dia mais agradável, diminui o estresse, auxilia na criatividade e na relação com os colegas, e é ótimo estar num ambiente bem organizado, leve, positivo e saudável.

Luany dos Santos de Almeida

Segundo o Racionalismo Cristão, o trabalho dignifica o homem; transforma culturas e sociedades em geral. Ele é o motor do desenvolvimento dos atributos espirituais, haja vista que é fundamental para a evolução espiritual. Sabendo disso, é de grande importância cultivarmos o bom humor no ambiente de trabalho, melhorando não só a saúde física, mas também a saúde psíquica, uma vez que o bom humor gera bons sentimentos e aumenta a defesa do sistema imunológico, contribuindo para o bem-estar, gerando ânimo e satisfação. Devemos, então, encarar o trabalho com entusiasmo, aceitando os encargos que escolhemos em campo astral, superando as dificuldades e os desafios; sabendo, também, que todo trabalho tem o seu valor e é útil para a coletividade em geral. Não existe trabalho bom ou ruim, existe, sim, a forma como enxergamos a vida, a forma como os seres humanos se relacionam entre si.

Manter o bom humor não é fazer gracinhas tolas, mas manter um ambiente harmônico com campos vibracionais positivos, proporcionando bom convívio com os companheiros de trabalho, evitando maledicências, intrigas, vaidades, arrogâncias e outros sentimentos negativos.

 Jefferson De Oliveira da Silva

Para algumas pessoas, pode parecer uma tarefa difícil manter o bom humor no ambiente de trabalho, pois estão em um local com pensamento e costumes totalmente diferentes, o que pode ocasionar irritações alheias. Não obstante, o bom humor é algo que é cultivado gradativamente e, com pensamentos positivos, isso é possível.

Eduarda Mendes da Conceição Gomes