Amenidades

É muito bom falar de amenidades
Vivemos momentos de uma quadra complicada no que se refere aos aspectos econômicos, financeiros e sociais com reflexos ruins nas condições de vida de grande parte da população brasileira. De forma inacreditável observamos uma elite política, capitaneada pelos partidos majoritários e que apoiam o governo federal, digladiando-se para ocupar cargos no primeiro escalão dos órgãos governamentais, insensível e em dissonância com essa situação cuja solução exige esforço hercúleo e espírito de renúncia, sobretudo daqueles que têm a responsabilidade de conduzir a nação para vencer esse percurso de nossa história, o qual tem características singulares quanto às dificuldades que nos são impostas nesse momento cruciante. Mesmo diante desse diagnóstico um tanto desanimador, há, sob a nossa modesta ótica, fartos motivos para que possamos “falar de suavidades”, mas sem que sejam utópicos:
1 – Fertilidade Somos um País de dimensão continental com solo fértil e clima sem a inospitalidade que predomina em grande parte das nações desse minúsculo planeta.
2 – Riquezas minerais Mar territorial e plataforma continental extensos com farta fauna; flora e riquezas minerais latentes que estão disponíveis para ser exploradas, mas, frisa-se, de forma responsável, com relevância sobretudo aos menores impactos ambientais que possam causar.
3 – Pré-Sal Descoberta de petróleo, na chamada camada do pré-sal, entre as mais importantes das últimas décadas no mundo, mas sem ufanismo exagerado. Salienta-se que a Petrobras, independentemente da grave crise que atravessa, tem o domínio pleno em prospecção de petróleo em águas ultraprofundas, que atingem valores de ordem de grandeza de 6 mil metros, constituindo-se em recordes mundiais e que exigem toda a capacidade criativa e inovadora dos nossos técnicos e cientistas envolvidos nessa admirável empreitada. Esse fato foi responsável pela obtenção pela Petrobras de um prêmio internacional, correspondente ao Nobel da área. Para continuar percorrendo essa estrada de grande sucesso, a empresa mantém intenso intercâmbio com as melhores universidades e centros de pesquisas do País, o que permite a criação de patentes e métodos inovadores, e também cumprir a exigência contratual do conteúdo nacional mínimo dos produtos destinados ao setor petrolífero que, muitos sabem, tem acirrada concorrência tecnológica, muito embora essa cláusula, como já tivemos oportunidade de mencionar em artigos anteriores, tem sido objeto de opiniões contraditórias.
4 – Vizinhança Longa fronteira com a maior parte dos países do continente sul-americano, excetuando-se Chile e Equador, sem conflitos e que facilita a sua integração em benefícios de todas essas nações vizinhas. Algo inédito nesse mundo conturbado, com exemplos exaustivos de ocorrências beligerantes.
5 – Miscigenação Uma miscigenação racial com uma diversidade que a constitui também como ímpar entre os países e que marca, indelevelmente, o espírito alegre e festeiro do povo brasileiro.
6 – Água doce O Brasil possui 12% da reserva de água doce do planeta, a maior entre todos os países, e, portanto, não nos parece correto, em termos de custo, falar em dessalinização da água do oceano para enfrentar momentos de grandes estiagens pluviométricas, que temos experimentado em anos recentes. Por incrível e surpreendente que pareça, não foram as piores secas que já passamos, de acordo com as séries históricas disponíveis nos manuais e compêndios sobre o tema. Há, sim, necessidade de intensa campanha para que se utilize de forma racional, responsável e inteligente esse mais importante recurso da natureza, o qual ajuda perpetuar a vida na Terra.
7 – Terras férteis Na área agrícola somos privilegiados com uma das maiores extensões de terras férteis. É um segmento que o Brasil possui inquestionável vocação e tem amplas condições de suprir as demandas internas de alimentos e, com o excedente, atender parte das necessidades de outras nações. A Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO), sigla em inglês, projeta que o Brasil será responsável por 40% do mercado mundial de alimentos em 2050. O perfil das atividades agrícolas é excelente para a geração de empregos, para as organizações familiares e micro e pequenas empresas.
O cooperativismo, sem a menor dúvida, é um instrumento centenário e valioso para esses tipos instituições, pois colabora para que os agricultores possam melhor se organizar e também adquirir conhecimentos ligadas às técnicas de exploração consciente da terra.
O compromisso nosso é de falar de coisas amenas, mas há que se fazer ressalvas quanto à existência ainda de condições vis do trabalhador do campo. A cultura da cana de açúcar é um exemplo nada edificante, embora se observe progresso nesse setor.Também o desperdício de água doce é enorme nas atividades de irrigação.
8 – Saúde Na área da saúde o programa de prevenção e tratamento da AIDS é muito elogiado pelos especialistas da área em todo mundo e o SUS, mesmo com suas mazelas, merece elogios.
9 – Biodiversidade As nossas florestas tropicais, tendo como protagonista a Amazônia, são uma reserva de valor também inestimável, pois possuem extraordinária biodiversidade ainda muito pouco conhecida. É um laboratório fornecido pela natureza para desenvolvimento de inéditos  estudos nas áreas das ciências puras e aplicadas em benefício da população brasileira e, por conseguinte, também para a humanidade. Como um exemplo, relevante, podemos citar o segmento dos fármacos. Frisa-se que as nossas florestas são motivo de cobiça, principalmente, das maiores nações do mundo. Corriqueiramente, ouvimos chamá-las de pulmão do planeta. Existe controvérsia também quanto a essa afirmação.
10 – Energia Possuímos uma matriz de energia potencial invejável, predominada pela renovável hidráulica. Embora ainda não ocupe uma posição de destaque no que se refere às patentes e inovações, o Brasil  é o 13º em publicações de artigos em revistas de renome internacional nos diversos campos das ciências humanas; sociais; econômicas; da saúde; jurídicas; exatas; tecnológicas etc. Existem grupos de excelência nos centros de pesquisas e universidades federais e estaduais trabalhando nos bastidores, diuturnamente, em  prol de toda a sociedade, sem a preocupação com os holofotes da fama e das honrarias. Enfim, sem o ufanismo exagerado e desconexo de uma realidade, somos uma nação com os atributos latentes extraordinários e à disposição de todo o estrato social brasileiro. Falta, apenas, potencializá-los e usufruí-los  em toda a sua plenitude.
Hilton Ferreira Magalhães
Engenheiro, professor, assistente da Casa-Chefe