Aprenda a pensar e viva melhor

Gostaria de descrever um pouco as coisas que sinto e as dificuldades que passo, para ver se aparecem pessoas que se identifiquem comigo. Apesar de eu ter sido diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tenho dúvidas se é apenas disso que padeço.
Tenho claros sintomas de TDAH: muita dificuldade de me concentrar, me sinto afobado, com certo nervosismo em diferentes situações, quase a todo tempo, principalmente quando estou estudando ou ouvindo explicações de um professor.
Estou cursando uma faculdade voltada para computação. Antes de entrar na faculdade, tentei várias vezes estudar programação, mas sempre desisti, desanimado.
Costumo sentir muito sono. Por exemplo, quando estou ouvindo explicação do professor, por mais que esteja achando a matéria interessante, começo a bocejar e a sentir sono. Costumo também sentir certa tristeza contínua e sem razões, e vontade de chorar. Tenho muita dificuldade em me levantar da cama pela manhã, um desânimo gigantesco, como se tivesse algo em cima de mim.
Às vezes minha memória parece não funcionar. Mesmo quando consigo concentrar-me, e faço coisas com um pouco mais de atenção, sempre acabo esquecendo, pouco tempo depois. Por exemplo, um professor explica determinado assunto e, no dia seguinte, pergunta sobre o que havia falado. A maioria das pessoas lembra, mas eu não consigo lembrar.
Tenho também muita dificuldade em linguagem, dificuldades no idioma. Às vezes cometo erros que não deveria cometer. Igual problema ocorre com o Inglês. Tenho sérias dificuldades de expressar o que sinto.
Outra grande dificuldade é me relacionar com as pessoas, me comunicar e me socializar até mesmo com os mais próximos (meus pais, por exemplo). É difícil pedir coisas ao meu pai, por diversos motivos, fico nervoso, sinto medo.
Às vezes tenho a sensação de que nunca vou conseguir ser alguém, igualar-me aos outros no mercado de trabalho.
Desculpe o enorme texto, mas tentei expressar um pouco de tudo que sinto e que passo, provavelmente faltou alguma coisa porque não consigo lembrar de tudo, mas no geral é isso.
Resposta: Prezado, seus pensamentos negativos e pessimistas e os seus sentimentos de inferioridade perante outras pessoas estão lhe causando grandes prejuízos nas suas atividades cotidianas. É preciso aprender a pensar para viver melhor.
Por que você pensa que tem dificuldades em se expressar e em escrever? O conteúdo do seu email está bem claro e corretamente escrito. Se você sabe que é afobado, comece a se controlar, com vontade forte e consciência dessa limitação. Se você esquece o conteúdo das aulas com facilidade, anote ou faça gravações das aulas. Se você sente sono nas aulas, é porque talvez esteja dormindo pouco, ou não esteja com os pensamentos totalmente voltados para a aula. Se você tem medo, aí sim, é um problema sério que precisa ser resolvido, pois o medo gera a insegurança, a ansiedade, o nervosismo e vários outros fatores prejudiciais à sua jornada terrena.
Por que você afirma que nunca vai conseguir ser alguém? Você é um espírito em evolução neste planeta-escola, com todas as oportunidades ao seu dispor para se esclarecer e vencer todas as barreiras que surjam no seu caminho, basta querer, basta aprender a se controlar, basta perder o medo de enfrentar as dificuldades que atingem a todas as pessoas.
Não pense que os seus problemas são maiores do que o do seu vizinho ou do seu colega de faculdade. Não é assim. Todos têm obstáculos a transpor, porém, uns encaram as agruras do dia a dia com calma, equilíbrio e determinação, usam o raciocínio, a inteligência e o bom senso para tomar decisões coerentes que se transformam em sucesso.
Outros se escondem nas suas fraquezas e medos, deixam-se envolver por cargas negativas que lhes bloqueiam a razão e a intuição positiva, e assim, fracassam.
Coloque-se ao lado dos vencedores, confie em suas qualidades espirituais, morais e profissionais, não aceite posição inferior em nenhuma situação, porque você pode alcançar tudo que deseja, basta lutar pelos seus ideais com garra e perseverança, utilizando-se da disciplina divulgada pelo Racionalismo Cristão para fortalecer os seus pensamentos e a sua vontade de vencer a si mesmo, sobrepujando as imperfeições que precisam ser eliminadas, para seu progresso material e esclarecimento espiritual.
Daí recomendarmos que adote as seguintes ações disciplinares: prática da limpeza psíquica no lar. É possível acompanhar a limpeza psíquica pela Rádio A Razão, ou a qualquer momento, através de um áudio da limpeza psíquica, com duração de sete minutos, disponível na página citada.
A doutrina racionalista cristã também aconselha todas as pessoas a terem equilíbrio espiritual e físico, por meio de um viver disciplinado, metódico e consciente, e adverte que o indispensável preparo mental, conseguido através da limpeza psíquica, é tão necessário ao espírito quanto a higiene física é para o corpo.
Para você inteirar-se com mais facilidade dos belíssimos ensinamentos desta Doutrina, sugerimos a leitura das nossas obras, podendo começar pelo livreto intitulado Conceitos racionalistas cristãos. E pode dar prosseguimento aos seus estudos, através das demais obras editadas por esta Doutrina, principalmente as essenciais: Racionalismo Cristão, 45ª edição; A vida fora da matéria, 24ª edição; e Prática do Racionalismo Cristão, 13ª edição.
Caso esteja dentro das suas possibilidades, frequente as reuniões públicas de limpeza psíquica e de esclarecimento espiritual em uma casa racionalista cristã, por ser um momento de grande elevação espiritual, onde você irá receber os fluidos benéficos das Forças Superiores e aconselhamentos que lhe proporcionarão grande bem-estar.
No site racionalismocristao.net/casas-rc/ você irá encontrar o endereço, os dias e os horários das reuniões públicas nas casas racionalistas cristãs. Entrada franca.